terça-feira, 20 de março de 2012

80 PRIMAVERAS I

Dona Ruth, minha mãe, mineira de Monte Carmelo, completou 80 anos de vida dia 1° de março último. Na qualidade de filho (quinto da lista de oito) e apaixonado por ela, escrevi uma historinha bem bonitinha de tudo o que ouvi e recortei na memória ao longo desses meus 52, dela mesma, de meus avós e outras pessoas muito ligadas à mãezinha. Resolvi, então, publicá-la aqui no blog Geraes, dividida em partes. Aí vai a primeira delas.

D. Ruth e este blogueiro (foto: Ricardo W. Ribeiro)

          Psiuu! Ei, menina! É! É com você mesma que eu estou falando! Lembra daquele tempo que você brincava, enquanto ajudava a ‘Dona Enedina’ a cuidar da casa e das irmãs menores? Sim! Você corria - 'pèzinhos’ descalços, ‘vistidinho' de paninho velho desbotado, balançava na 'gangorra', depois voltava e ajudava a peneirar o feijão, varria a casa de chão batido com vassoura de palha, ‘ariava’ as panelas de ferro, tirava água da cisterna, punha no fogo pra ‘quentá’, ajudava a ferver a roupa, colocava pra qüarar no sol.

          Enquanto isso, a ‘Dona Nedina’ tava lá, dentro do ‘córgo’, com a água batendo na cintura, esfregando a roupa que lavava com sabão de bola... e gritava de lá: ê minina, vai correndo buscar a lenha com seu irmão e volta logo, que ainda tem muita coisa pra fazer aqui. E vocês voltavam, trazendo aqueles fechos de lenha amarrados e gravetos, que se equilibravam na cabeça. Lembra?

          Algum tempo depois, minina, você tinha lá seus nove anos de idade, talvez um pouco menos, e ia pra roça com o ‘Seu Alberto’, na garupa do cavalo ‘modi cuzinhá pra ele’ e pros piões, onde o carpinteiro trabalhava, fazendo curral, paiol, portêra, madeiramento de telhado, assentando portas e janelas naquelas casas antigas de fazenda pelo Goiás e Minas Gerais afora.

Nenhum comentário: