segunda-feira, 12 de julho de 2010

Parlamentar mineiro discutiu projeto ‘Jovem Cousteau’ em Paris

Dando sequencia à parceria já firmada entre a Fundação Cousteau e Estado de Minas, será implantado, através dessa instituição e o Unesco-Hidroex, o Programa Jovem Cousteau. A novidade tem o intuito de apresentar aos universitários brasileiros a importância de prevalecer a conscientização e o engajamento da juventude brasileira na luta pelo meio ambiente. O projeto será levado ao Estado e adaptado também para o Triângulo Mineiro.

O programa foi apresentado ao deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB) em um encontro realizado em Paris, na sede da Fundação Cousteau, cuja proposta será explanada no Centro Estudantil Universitário (Ceunir), entidade de Belo Horizonte que congrega cerca de 170 mil universitários. O intuito é que o Programa Jovem Cousteau comece por Belo Horizonte, para depois ser estendido a todo o Brasil.

A proposta de um programa usando a história e o exemplo do comandante Jacques-Yves Cousteau como inspiração para as gerações futuras nasceu durante a recente visita ao Brasil de sua viúva, Francine, para acompanhar as obras do Hidroex e participar do lançamento da parceria da Fundação Cousteau com o Hidroex e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, de Uberaba.

Sobre o Programa Jovem Cousteau, ficou acertado que o Hidroex vai cuidar, agora, de elaborar o modelo pedagógico, submetê-lo à Fundação Cousteau e discutir a proposta com o Ceunir e o movimento universitário. O filho de Jacques Cousteau, Pierre-Yves Cousteau, que trabalha com a ideia, se comprometeu a visitar o Brasil para o lançamento do programa, o que deve acontecer ainda este ano.

"Estamos certos de que, muito em breve, estaremos comemorando o sucesso do Programa Jovem Cousteau", afirma o deputado Nárcio Rodrigues, anunciando que o programa é uma das marcas da comemoração, que começou em junho, do centenário de Cousteau.

O projeto com certeza também será realizado em Uberaba, visto que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro são parceiros no projeto junto com a Fundação Cousteau. O objetivo é fazer com que os universitários da cidade também desenvolvam ações voltas para conscientização dos problemas com o meio ambiente.

(Fonte: Jornal de Uberaba em 10/07/2010)

Mineiro de Uberlândia inventa novo esporte: o FootSnooker

Sinuca de quadra mistura futebol de salão com o snooker

Um advogado de Uberlândia inventou uma nova modalidade esportiva: é o FootSnooker, ou sinuca de quadra, uma mistura de futebol de salão com o snooker. A quadra, com dimensões proporcionais a de uma mesa de sinuca convencional, é aproximadamente do tamanho de uma quadra de peteca, cercada por um pequeno muro, para manter a bola dentro da área de jogo, e é dotada de seis caçapas distribuídas, como na mesa de sinuca, sendo uma em cada canto e outras duas na metade da maior dimensão.

São, ao todo, dezesseis bolas de futebol de salão, sendo uma branca principal e quinze coloridas numeradas. As bolas são de futebol de salão, porque podem ser chutadas e não quicam como as bolas de futebol de grama, sem, contudo, machucar os pés.

Joga-se chutando somente na bola branca com o objetivo de acertar as bolas coloridas nas caçapas da quadra, obedecendo-se às regras que os jogadores quiserem. FootSnooker é um esporte que se pratica caminhando. Logo, não tem correria, não tem bola dividida, não tem canelada, nem embate corporal. Além disso, exige raciocínio e boa pontaria!

Qualquer pessoa pode praticar, não importando a idade, o tamanho, a força, o peso, a raça, o sexo. FootSnooker é um esporte democrático, saudável e muito divertido! O lançamento das duas primeiras quadras do mundo foi no dia 9/6, a partir das 17h, na Rondon Society, na Av. Rondon Pacheco, bairro Copacabana, em Uberlândia.

O inventor, Luis Henrique Ventura, explica que requereu a patente deste novo esporte e todo aquele que quiser ter uma quadra de FootSnooker, seja para alugar e ganhar muito dinheiro, ou para sua casa, condomínio ou clube, deve requerer a devida licença, que é concedida por meio da assinatura de um contrato.

(Publicado na coluna Você Correio, jornal Correio de Uberlândia, em 31/05/2010)