sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pirâmide humana e fanfarras no aniversário de Araguari

A Pirâmide Humana sobre Moto, destacamento especial do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), é uma das atrações amanhã (28) em Araguari, durante as comemorações dos 122 anos do Município. O show acontecerá durante o tradicional desfile cívico e militar promovido pela prefeitura municipal.

O desfile será realizado na avenida Joaquim Anibal, entre a Praça do Rosário e a rua Bias Fortes. Terá início às 8h30, e contará, ainda, com a apresentação de 15 bandas e fanfarras vindas de diversas localidades de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, especialmente para homenagear Araguari. Sua organização está a cargo da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e das secretarias municipais de Educação e Gabinete.

A Pirâmide Humana

Esse tipo de atividade teve início no final da década de 60, idealizada pelo tenente Arantes. Caracterizava-se pela disposição de pessoal sobre uma motocicleta, formando uma "pirâmide humana". Era uma forma de lazer e distração para aqueles militares do Batalhão que residiam na Capital Federal. Com o decorrer do tempo, foi obtendo realce e incrementando as técnicas e procedimentos utilizados.

Em fevereiro de 1986, o Batalhão inscreve seu nome no Guinness Book, o "Livro dos Recordes", ao efetuar o deslocamento de uma "pirâmide" de 40 homens sobre uma moto. Menos de dez anos depois, a marca é superada, quando, em dezembro de 1995, uma motocicleta Harley Davidson, de 1200 cc, transporta 47 militares do BPEB, performance repetida em 1997. (Fonte: http://www.exercito.gov.br/)

(Publicado no Portal de Araguari, em 27.08.2010, por Aloisio Nunes de Faria)

Carreirinhos de Urucuia no Globo Rural de domingo

Neste domingo (29), o Globo Rural mostra a história de três meninos que encantaram o repórter Nelson Araújo durante uma viagem a Minas Gerais. São os carreirinhos de Urucuia. São três irmãos: Lucas, Tiago e Ranael. Vivem no norte de Minas, quase divisa com Bahia e Goiás. O tempo todo que podem, andam para baixo e para cima, com o que chamam de carrinho de bode. Transportam coisas para os pais, para os avós, principalmente lenha, inspirados e orientados pelo pai, que é carreiro.

Você pode estar curioso para saber como é que nós encontramos esses carreirinhos. Foi durante uma reportagem que fazemos sobre as veredas do norte de Minas, região que o escritor Guimarães Rosa imortalizou como o Grande Sertão.

Nós estávamos viajando, assim, pelo município de Urucuia, quando, de repente, cruzamos com os carreiros em miniatura, uma cena que faria qualquer um parar para tirar uma fotografia.

São bons alunos, vão bem na escola. Como toda criança, adoram brincar. Nadam na vereda, jogam futebol, fazem farra de peão, muita estripulia com cavalo, mas também ajudam em várias tarefas. Cuidam das galinhas, dão uma força na hora de arrebanhar o gado, levam milho para os porcos.

O sistema de criação da família é esse. Preencher a infância não só com brincadeiras, mas também com afazeres e obrigações. Domingo, o Globo Rural começa às 8h.


Fonte: site do Globo Rural, em 27.08.2010. Acesse http://globoruraltv.globo.com/GRural