quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Não sei pensar
só sei namorar
o luar
o ar
o mar
a lua
a rua
a sua vida
toda nua.

Ricardo Wagner Ribeiro

Brasília, 26 de agosto de 2010

Formiga sedia evento de aviação

De 4 a 7 de setembro será realizado em Formiga um importante evento na área da Aviação: o “Fly inn Cirrus”. O evento acontecerá no Furnaspark Resort, hotel recém-inaugurado às margens do Lago de Furnas.

O encontro será promovido pela Cirrus Air Craft, fabricante internacional de aeronaves; pelo Bradesco e pela Cotia (Cooperativa Agricola), em parceria com o Furnaspark e conta com o apoio de empresas como Land Rover, Viver Brasil, BR Aviation e outras.

As aeronaves irão pousar na pista do hotel, que vai oferecer hospedagem com pensão completa, atividades esportivas e lazer, como rapel e passeios de lancha. Os participantes terão a oportunidade de conhecer atrativos turísticos como as grutas de Pains e a Lagoa Azul no Lago de Furnas, além de outros.


(Do site noh!, em 23/08/2010). Conheça o site, acesse www.noh.com.br.

Araguari comemora 122 anos de progresso e recobra sua autoestima

Cidade revela grande potencial econômico, investe em infraestrutura, consolida-se no ensino superior e ganha projeção nacional

No próximo dia 28 de agosto Araguari completa 122 anos de emancipação política, com autoestima elevada, podendo comemorar as grandes conquistas que vem acumulando, deixando para trás tempos difíceis, de mínimas oportunidades, para avançar ainda mais na sua pujança econômica, que colhe citações na grande imprensa especializada e ultrapassa fronteiras para colher os frutos do seu trabalho até no exterior, permitindo que nossa gente se refira a Araguari com orgulho e galhardia.

Multiplicam-se as empresas locais que transpõem fronteiras, expandindo negócios e instalando-se em outros Estados e Municípios, como Expresso Novato, Encomendas Araguari, TDI Máquinas, Arroz Vasconcelos etc. Noutra vertente, empresas originárias de outras regiões do País chegam a Araguari para trabalhar e produzir riquezas, confiando no potencial de nossa cidade, como Bungee, ADM, Totalfrios, Mitsui, Magazine Luíza, Casas Bahia, Eletroson, Eletro Zema, Supermercado Bretas etc. Empresas de Araguari ganham destaque nas exportações do Brasil, como no caso do Frigorífico Mataboi S/A e da Selecta.

Araguari forma sua primeira turma de médicos, através da UNIPAC, plantando definitivamente o nome da cidade no ensino superior, que se encontra em franca expansão, iniciando novos cursos superiores, ampliando instalações, laboratórios, anunciando futuro de largo saber, de excelência cultural e tecnológica, com centro de pesquisa, biblioteca, população bem formada, enfim, desfrutando da presença do mundo acadêmico.

A cidade experimenta forte expansão urbana, com correspondente avanço de sua infra-estrutura, tudo a exigir vultosos investimentos do Poder Público, que tem respondido à altura as exigências do progresso, ainda que prementes, com muito por fazer, herança de passado recente em que faltou melhor gestão e mesmo maior honorabilidade.

Hoje o Município desfruta de suficiente harmonia entre seus poderes, com Legislativo forte, mas bem conduzido, contido nas suas atribuições constitucionais, sem opor queda-de-braço ao Executivo à troca de interesses menores, o que não é de todo incomum País afora. Da mesma forma, o Executivo encontra-se imune às tentações que levam muitos gestores às barras dos tribunais, retirando de suas comunidades as condições políticas para maior desenvolvimento.


(Publicado no Jornal Correio de Araguari em 26.08.2010)

Empresa Correio de Araguari Ltda.
Rua Bias Fortes, 510 - Centro - CEP 38440-008
Araguari - MG - Fone: (034) 3241-9835

Redação e Administração
Diretor Responsável: Astério Sousa Mota
Jornalista Responsável: Giseli Costa - MG 08550 JP
Editor Gráfico e Diagramador: Liniker de Sousa Andrade

Repórteres e redatores:
Ana Paula Alves, Gerson de Oliveira, Giseli Costa, Joaquim Farias de Godoi, Limírio Martins Parreira, Lorena Bruno e Lucas Thiago. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal.

Locomotiva Nº 1 completa 100 anos e recebe nova iluminação

A Locomotiva Nº 1 completa seu 100° aniversário (também ano do centenário de meu avô materno, Alberto Garcia, natural de Estrela do Sul, mas morador de Araguari por mais de 80 anos). Para comemorar este marco histórico em nossa cidade, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura, através da Divisão de Patrimônio Histórico de Araguari, realizou a manutenção completa da iluminação que guarnece a locomotiva, melhorando seu visual noturno, além de garantir sua segurança.
A locomotiva está localizada na Praça dos Ferroviários e foi a primeira locomotiva da Estrada de Ferro Goiás - EFG (onde trabalharam meu avô paterno, José Ribeiro, maquinista, e meu pai, Eli Ribeiro, almoxarife da rede). A "Maria Fumaça", como é conhecida por todos, figura como um dos principais bens móveis ferroviários da cidade, diante de sua relação intima com o prédio da antiga Estação da EFG, hoje denominado de Palácio dos Ferroviários. A imponente máquina movida a vapor, funcionou por várias décadas prestando serviços para a EFG, gerando tração para os vagões que circulavam entre Araguari e o estado de Goiás.

Este exemplar ferroviário foi tombado pelo município em 2004, junto com mais 132 bens móveis das extintas ferrovias da cidade. Sua preservação é fundamental para que as futuras gerações tenham contato com nossa história. A ferrovia faz parte da identidade cultural dos araguarinos.

A Divisão de Patrimônio Histórico de Araguari solicita que a população ajude a cuidar deste precioso bem cultural móvel, pois a comunidade, vigiando, denunciando e cobrando é a principal protetora da cultura e da preservação dos elementos que compõem a sua história.

Quando crianças, eu meus irmãos iamos com meu pai até à Goiás. Enquanto brincávamos na locomotiva, ficávamos contemplando sua beleza e "viajando" no tempo.
(Ricardo Wagner Ribeiro - sobre texto de Alexandre J. Campos publicado no Portal de Araguari por Aloisio Nunes de Faria, em 26 de agosto de 2010)