quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Festas e rituais populares de Minas

Nas festas populares de Minas tudo pode acontecer em nome da descontração e lazer. Algumas são encontros sociais - como os do habitante ausente -, encontros comunitários e comemorativos - como as festas da colheita. Nessas festas, cada comunidade exalta sua memória histórica, seus valores, suas características e usa modos peculiares de se manifestar e de receber os visitantes.

Barbacena, por exemplo, realiza a Festa das Rosas; Ibertioga, o Festival do Carro de Boi; Alpercata, a Festa do Quiabo; Sabará, o Festival da Jabuticaba; em Ouro Preto, Mariana, Ritápolis, São João del Rei e Diamantina, o Carnaval difere com seus blocos típicos regionais Também em Pirapora, o Carnaval correu fama pelo Brasil. Em Patos de Minas, acontece a Festa do Milho; em Uberaba é realizada anualmente a festa do Zebu, na exposição internacional do gado Zebu.

Os calendários de eventos de Minas ainda incluem entre suas festas populares as feiras de artesanato e culinária típica, festas da Cumeeira (quando se termina de construir a casa), festivais de música e exposições agropecuárias. Os aspectos mais exóticos dos festejos abordam com propriedade a sua origem, ou seja, o processo histórico da região e o aspecto devocional ao santo que a inspirou.

Não há festas folclóricas e sim manifestações folclóricas. Por exemplo, não existe a festa de Folia de Reis e sim a Festa dos Santos Reis, durante a qual a Folia de Reis é uma manifestação folclórica. Não existe a festa de Congado, mas sim a Festa de Nossa Senhora do Rosário ou a de São Benedito, durante as quais as Guardas de Congado, autênticas manifestações folclóricas, têm constante atuação.

As festas e rituais religiosos do Candomblé e da Umbanda, por discriminação, preconceito, ou até por ignorância, são consideradas pelos expectadores simples manifestações folclóricas. Na verdade, são festas com rituais ensinados por essas religiões de origem negra e que são tão importantes quanto às realizadas pela Igreja Católica ou por outras filosofias orientais.

Em Ritápolis

Em Ritápolis, a tão conhecida festa do dia 22 de maio se refere ao dia de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Essa festividade é conhecida em diferentes estados e comemorada também nas regiões. Antigamente, no momento da preparação, as mães mandavam fazer roupas novas, levar a família à igreja para novenas e missas até o esperado dia 22 de maio, com a presença de barraquinhas, muitas guloseimas, a igreja e as ruas enfeitadas pela população, visitas de pessoas de fora da cidade, parentes de longe que não deixavam de participar.

(Fonte: Ritápolis.com, por Uillas Vieira em Festas Mineiras - http://www.ritapolis.com/)

São Domingos do Prata recebeu "Estação Cinema"

Filme "Menino da Porteira" foi exibido em praça, no Cerâmica

Pratianos receberam, na última sexta, dia 3 de setembro, o projeto cultural “Estação Cinema”, com a exibição gratuita do filme nacional “Menino da Porteira”. O evento aconteceu na praça do bairro Cerâmica, que recebeu 400 cadeiras para atender ao público.

O “Estação Cinema” tem como principal objetivo valorizar e difundir o cinema brasileiro. De acordo com a secretária de cultura, Suelem Assis Mendes, o projeto é o resultado de uma parceria firmada com a AZ Produções e Artes e conta com o patrocínio da Usiminas, além do apoio do Instituto Cultural Usiminas. “A casa de cultura Chiquito Moraes acredita que este projeto é muito importante pelo seu impacto sociocultural na população. Muitos dos presentes (no dia) nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema”, afirma.

Cidades contempladas

O projeto “Estação Cinema” continuou com a seguinte programação: dia 04 de setembro (Santa Maria de Itabira), dia 06 de setembro (Ferros), dia 07 de setembro (Dores de Guanhães), dia 08 de setembro Açucena, dia 09 de setembro (Belo Oriente) e encerra-se no dia 10 (Periquito). Outras informações no site http://www.estacaocinema.com.br/ ou pelo telefone: 31 9406-2150.


(Fonte: site Brasilocal http://www.brasilocal.com/minas_gerais, por Flávia Henriques, da Regional Monlevade, 03/09/2010)

Poesia de amigo

Conheça dois poemas de Geraldo Tonini Júnior, publicado no portal de Antonio Miranda.

DE RUAS E CORAÇÕES

Meu coração é um pivete
Vivendo a vagar pela rua
E sob a lua alia ao bando
De mil outros peles nuas
Vaga, vaga, gira, gira
E acaba só, numa cafua

A cidade, magia, é luz
Seduz, atrai e abomina
O coração pivete e a alma menina
Que vagam, vagam seminus
E se acabam, ao fim da noite
Pregados juntos na mesma cruz

E assim vai meu coração
Crescendo, virando gente
E nem tanto marginal, senão
Tampouco um indigente
Nos braços da solidão, vai
No meio de tantos, ausente.

(Belo Horizonte, 16/09/87)


VÔ MALAQUIAS

Meu avô foi um vaqueiro
Sisudo como se soe
Do gibão roto da vida
Tirava casos mateiros
Coragem, sabedoria
E com silêncio indigente
Nele guardava penseiro
Parcas dores e saudades
Decerto incertos amores
Solidão e mui janeiros

O seu nome, Malaquias
Também Pereira da Costa
Conhecido por “Coqueiro”
Mescla altaneira de peles
Rostos, sangues e destinos
Que cavalgava inzoneiro
A solidão de hibernada
Do coração de vovó
Luz de lua ou candeeiro
Caminhos de gado e pó

Meu avô foi garimpeiro
Buscava em leito de rio
Migalhas de ouro esparsas
Esperanças de tropeiro
Arroz, ouro em pó, areia
Brincando de roda e pique
Na bateia, e num voleio
Jaz reluzente no fundo
A alegria singela
De coração de rancheiro

Brilhavam pepitas no lenço
Como o olhar daquela gente
Que brilhava o tempo inteiro
Naqueles tempos folgados
Daquele lugar arredio
E retornando ao arreio
Cavalgava manso a estrada
Trazendo contos, tesouros
Tal e qual mouro guerreiro
Que à pátria retornava

Meu avô, tudo e ninguém
Foi canivete, arreio
Gibão, poeira, berrante
Tropa, bateia, vintém
Lua, sol e candeeiro
Cheiro de mato, coragem
E no seu porte altaneiro
Foi meu espelho também.

Geraldo Tonini Júnior, meu amigo e irmão de fé e de infância, nasceu em Araguari-MG, e vive na Bahia. Filho de Geraldo Tonini e D. Amália, irmão de Maria Stela, Delba, Zélia e Maria Amália e casado com Regina, formou-se geólogo pela Universidade Federal de Ouro Preto e hoje está a serviço da Petrobrás. Segundo consta no site de Antonio Miranda http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/bahia/geraldo_tonini.html, Geraldo Tonini Jr estreou em livro em 2004 em obra coletiva – Pórtico – Antologia Poética II, organizada por Goulart Gomes: Pórtico Edições. Na opinião do antologista, Geraldo Tonini Júnior “é proprietário de uma poesia madura, bem elaborada, construída tijolo a tijolo (ou palavra a palavra?)”,” (...) com estilo bem delineado, pronto a ser lapidado”.