terça-feira, 26 de junho de 2012

Todas as vidas de Cora Coralina

Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando pra o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço...
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo...


Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho.
Seu cheiro gostoso
d'água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.


Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem-feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.


Vive dentro de mim
a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada, sem preconceitos,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.


Vive dentro de mim
a mulher roceira.
- Enxerto da terra,
meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem chiadeira.
Seus doze filhos,
Seus vinte netos.

Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha...
tão desprezada,
tão murmurada...
Fingindo alegre seu triste fado.


Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida -
a vida mera das obscuras.

Cora Coralina
(ilustração de tiaggo tampinha)
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas ou Cora Coralina, (nascida na Cidade de Goiás, em 20 de agosto de 1889, e falecida em Goiânia, em 10 de abril de 1985) foi poeta e contista brasileira. Produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Começou a escrever poemas aos 14 anos, porém, publicou seu primeiro livro em 1965, aos 76 anos.

Exposição do Fusca aconteceu em Uberlândia

Amante que sou de carros antigos (possuo um Aero Willys 1961, um Corcel 1977 e uma Vespa 1986), não poderia deixar passar em branco essa matéria do amigo Aloísio Nunes, do Portal de Araguari.

Carros da década de 50 a 70, que superaram o tempo, fizeram história e até hoje deixam saudade para muitos apreciadores de carros antigos, estiveram expostos no estacionamento do Uberlândia Shopping, no úlTimo domingo (24). A mostra, com cerca de 60 veículos, inédita no Uberlândia Shopping, fez alusão ao Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho. A exposição foi uma realização do Clube do Fusca de Uberlândia, UdiVolks e Amigos dos Carros Antigos de Uberlândia, em parceria com o novo shopping da cidade.


Em homenagem à data, relíquias como o fusca de 1962, na cor laranja e o famoso fuscão preto de 1968 foram as atrações do evento nesse modelo. Além deles, entre os grandes clássicos da história automobilística: o Ford Maverick, Opala, Dodge RT de 1965, com acabamento de couro na cor bege e o Impala, um dos maiores ícones da cultura norteamericana, de 1965, na cor vinho. O modelo é da quarta geração do Impala, redesenhado a partir deste ano, com estilo “rabo de peixe” e a camionete Chevrolet Brasil 1958.

(PAloisio Nunes de Faria , do Portal de Araguari, o blog do Aluísio)

Em Araguari, são criadas 2,3 empresas a cada novo dia

Dados divulgados no início da última semana pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, mostram crescimento na abertura de novas empresas em Araguari e região. De acordo com o órgão, na comparação entre os anos de 2010 e 2011, o crescimento foi de cerca de 12%, com 472 nova empresas a mais em Araguari, Ituiutaba e Uberaba.


Associação Comercial e Industrial de Araguari 
(Foto: gazetadotriangulo.com.br)
Já em Uberlândia, em 2011, foram constituídas 7.516 empresas na cidade, cerca de 30% a mais que no ano anterior, com 5.406 aberturas.

De acordo com os dados da Jucemg, para 2012 a perspectiva também é de aumento, como demonstram os números nos cinco primeiros meses. Em Uberlândia já são 3.377 novos estabelecimentos; Uberaba (1.037) e Ituiutaba (285). Nesse contexto, entre as cidades da região, Araguari se coloca entre as três primeiras com 347 estabelecimentos, o que corresponde à constituição em média de 2,83 empresas a cada novo dia.

Leia reportagem completa na Agência Minas: Uberlândia é a segunda cidade que mais abre novas empresas em Minas Gerais.

(Aloisio Nunes de Faria , do Portal Araguari, o blog do Aloísio, 22 de junho de 2012).

Estudantes de Goiás percorrem locais do calvário dos irmãos Naves

(De: Aloisio Nunes de Faria, em 22 de junho de 2012)

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, realizou, no último sábado, 23/06, mais uma edição do roteiro histórico-cultural: “Irmãos Naves - uma experiência sensorial”. O evento aconteceu de manhã, com a participação dos alunos do curso de Direito da Faculdade Objetivo de Rio Verde-GO. Esta é a quarta visita que a instituição faz ao município de Araguari, a título de “trabalho de campo” escolar sobre o tema.
A comitiva visitou o Palácio dos Ferroviários, a Casa da Cultura “Abdala Mameri” e a antiga sede da Secretaria de Obras, à rua Cel. José Ferreira Alves. Nesse locais, que têm relação com o calvário dos irmãos Naves, os estudantes terão a oportunidade de contemplar fotografias e documentos relacionados ao tema, além de assistirem ao documentário “Irmãos Naves – Memória e Oralidade”, lançado recentemente por iniciativa da FAEC.

Trilhado na comovente história dos Naves, o roteiro já se tornou atividade permanente da FAEC, tendo sido executado pela primeira vez no ano de 2008, por iniciativa do Arquivo Histórico e Museu “Dr. Calil Porto” e da Divisão de Patrimônio Histórico.

(Foto: olhar-urbano.blogspot.com)
O caso dos Irmãos Naves - foi um acontecimento policial e jurídico ocorrido em Araguari na década de 1930, no qual dois irmãos - os Naves - foram presos e barbaramente torturados até confessarem a suposta culpa em um crime que não cometeram.

Nessa perspectiva, o roteiro propõe a realização de visitas técnicas aos lugares onde ocorreram os principais fatos desta história, como a Casa da Cultura, a antiga Secretaria de Obras etc., além de exposição fotográfica, exibição de vídeo, dentre outros. Enfim, atividades que imprimem uma verdadeira experiência sensorial e reflexiva sobre um dos maiores erros judiciários ocorridos no Brasil.

Em sua última edição, realizada durante os quatro sábados do mês de março, o evento contou com um público considerável, abrangendo alunos do ensino médio e superior, de Araguari e Uberlândia, que tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Vale ressaltar ainda que, devido a sua representatividade, o roteiro histórico-cultural fora incluído como atividade patrimonial da FAEC nos dossiês enviados ao IEPHA, nos anos de 2008, 2009 e 2010.
(Fonte: PORTAL DE ARAGUARI, o blog do Aloisio).