segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estrela do Sul: 154 anos de emancipação política

Inaugurações e programação especial marcam festividades

Desde o dia 16 de setembro, a cidade de Estrela do Sul está em festa para comemorar seus 154 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a prefeitura elaborou uma programação especial com direito a inaugurações, shows, torneios esportivos, exposições, rodeio e cavalgada. “Tudo para marcar e festejar a boa fase vivida pelo município. Sou prefeito pela primeira vez e assumi uma cidade com muitos problemas, dificuldades financeiras que, gradativamente, estamos superando. A cidade está passando por muitas mudanças e vejo com muito otimismo essa nova fase, pois, com certeza, ainda teremos muitos avanços”, disse o prefeito Lycurgo Rafael Farani em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo.

De acordo com ele, Estrela do Sul chegou a apresentar um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), mas a cidade tem trabalhado para reverter este quadro começando pelos investimentos em educação. “Podemos notar algumas vitórias como, por exemplo, o fato de duas escolas de nossa cidade terem atingido a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em avaliações do Ministério da Educação e da Cultura (MEC). Também conseguimos melhorar a oferta de empregos com a instalação de uma indústria de madeira que hoje tem abertos de 70 a 80 novos postos de trabalho. Então, estamos trabalhando com muita dedicação e confiança de que novos tempos virão para Estrela do Sul”, acrescentou.

Inauguração do Telecentro no distrito de Dolearina marcou a programação

Conforme Lycurgo Farani, cerca de 12 convênios com os governos estadual e federal deverão ser implantados em Estrela do Sul após o período eleitoral e a inauguração de um Telecentro no Distrito de Doleariana (Gameleira) é apenas o primeiro de muitos outros benefícios que a atual administração pretende oferecer a seus munícipes. “Sem dúvida, o Telecentro é uma grande conquista e nós não queremos parar por aí. Venho da iniciativa privada, nunca fui político. Atuei muitos anos em uma grande empresa, então, essa é uma experiência nova para mim. O que eu posso dizer à população é que, de minha parte, não medirei esforços para realizar um bom trabalho para que Estrela do Sul seja um lugar cada vez melhor para se viver”, acrescentou.

A programação do dia 18 de setembro ficou marcada para começar às 12h, com a realização da Prova de Muares (montarias) na avenida Manoel Coelho de Resende em frente ao Sindicato Rural. Posteriormente, será oferecido almoço de confraternização entre os cavaleiros e cavalgada às 14h com desfile da rainha e das princesas do rodeio na cidade. Às 20h, foi realizada mais uma etapa do rodeio e, em seguida, um show com a Banda Click.
No domingo, dia 19.09, data do aniversário da cidade, houve hasteamento das bandeiras na praça Doutor Argelino de Morais e a Copa Infantil Estrela do Sul – Categoria Sub 12 no Estádio José Sebastião. Às 9h, celebração da missa em ação de graças aos 154 anos de Estrela do Sul na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens e, às 10h, exposição de carros antigos na praça João Leite da Silva Ortiz. Neste mesmo horário, o Triângulo Atlético Clube (TAC) enfrentou o Fluminense de Araguari numa partida que envolveu a torcida no Estádio José Sebastião.

O encerramento da programação ocorreu com a realização da final do rodeio, além de show de Milionário e José Rico, no Parque de Exposições.*

* Datas editadas

(Publicado na Gazeta do Triângulo http://www.gazetadotriangulo.com.br/, por por Sávia de Lima, em 18.09.2010)