segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cantoria de todos os cantos em Pedra Azul

O projeto Música no Café do Museu trouxe,  nesta última semana, pra ser mais exato, na quinta-feira (19), o show Cantoria de Todos os Cantos. No espetáculo, os músicos Heitor Mendonça e Muskito revisitaram os caminhos musicais que percorreram durante suas carreiras.

Os artistas trouxeram nesse show, além de musicas inéditas próprias, interpretações de diferentes estilos de cantoria oriundas dos quatro cantos do país: o pantanal de Almir Sater e Renato Teixeira, a cantoria mineira de Paulinho Pedra Azul e Dércio Marques, os nordestinos Vital, Elomar, Xangai, Geraldo Azevedo, Wilson Aragão, assim como da região norte o paraense Alcyr Guimarães.

O Música no Café é um espetáculo de sotaques musicais unidos pela identidade de uma só linguagem, a Cantoria.


Visite o site Infonet http://www.infonet.com.br/.

(Publicado no site BrasiLocal, em 19/08/2010)

Balé Municipal de Barbacena realiza seminário gratuito de dança

A bailarina Valéria Mauriz, especialista no método de dança da coreógrafa Marta Grahan ministra, até esta terça-feira (24), o Seminário de Dança com oficinas para 20 bailarinas e 2 bailarinos do Balé Municipal de Barbacena. Gratuitas, as oficinas são promovidas numa parceria da Fundação Municipal de Cultural (Fundac) e do Centro Ferroviário de Cultura (Cefec), com o Estúdio Pilates (RJ).

O articulador da parceria é o diretor artístico e coreógrafo do Balé Municipal de Barbacena, João Carvalho. Segundo Valéria Mauriz, Marta Grahan foi uma pioneira da dança moderna. A técnica desenvolvida por ela trabalha basicamente com a capacidade respiratória, com a possibilidade do corpo de contrair-se e expandir-se, com quedas e com espirais.

Dança premiada - Em junho, o grupo participou da Mostra de Dança de Divinópolis (Unidance). Foram 45 grupos concorrentes, 650 bailarinos, de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina. Os barbacenenses conquistaram prêmios nas modalidades Dança Moderna Juvenil (2º lugar Solo Feminino), Dança Moderna Duo Juvenil (2º lugar), Dança Moderna Duo Avançado (3º lugar).

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Barbacena

(Do site Barbacena Online - Editoria de Cultura, em 21/08/10)

Traços jovens de dona Teresinha na tela do mestre Guignard

O quadro ficou abandonado no porão da casa, pregado sem dó nem piedade na parede, até quatro anos atrás, quando Teresinha contou o caso ao seu vizinho, o artista plástico e restaurador José Efigênio Pinto Coelho. Interessado pela história, ele ficou curioso e tratou de ver a obra. “O quadro estava envolto num plástico, respingado de caiação. Passei a mão sobre a poeira e pude, assim, ver um rosto”, conta José Efigênio. Com ajuda de martelo e chave de fenda, conseguiu desprender a pintura, retirou o plástico e notou respingos de outras tintas sobre a tela. Ao seu lado, ouviu Teresinha dizer: “Não gosto deste retrato, não sou eu. Repare esta boca!”.
Diante do quadro do mestre Guignard, José Efigênio fez a proposta: “Quer vender?”. Ao receber o sim como resposta, levou a tela para casa, tendo, antes, o cuidado de contar ao marido de Teresinha sobre a aquisição. “Não é meu, é dela, pode levar”, escutou José Efigênio, que escreveu a história e vai publicá-la no livro O voo das tartarugas. No ateliê, José Efigênio restaurou a tela e conseguiu retirar uma camada de tinta azul que escondia a Igreja de São José, pintada em 1961. Não há assinatura do autor, o que, segundo especialistas, nem sempre era usual por parte do modernista. Há, num canto, diz José Efigênio, apenas a letra “G com um ponto”.

A repulsa, mesmo à distancia, perdurou. Mas, na quinta-feira, o artista plástico resolveu mostrar o quadro, recuperado, à ex-proprietária e fonte inspiradora. No início, a simpática Teresinha, que traz ao peito uma cruz e é muito católica, mostrou certa frieza para com a tela diante dos seus olhos. Mas, novamente, conversa vai, conversa vem, e ela foi se reconciliando, aos poucos, com o retrato. De cabelos pretos aos 18 anos, e com os fios claros e bem cuidados quase 50 anos depois, ela constata que mantém o mesmo corte, penteando-os da esquerda para a direita. Escuta a opinião de quem está na sala, de que o brilho do olhar é o mesmo da juventude, e lembra ainda que, muitas vezes, os filhos insistiram para que voltasse com a obra para a sala. No fim, para surpresa geral, demonstra que começa a aceitar e nem se incomoda de posar, na sua janela, ao lado dela. “Este quadro ficará para sempre em Ouro Preto”, garante José Efigênio.

Nos passos do artista - Para quem quiser conhecer os lugares queridos do pintor em Ouro Preto, o Museu Casa Guignard oferece um roteiro, com mapa. O diretor Gélcio Fortes explica que o objetivo do projeto Passos de Guignard é chamar a atenção para a cidade e também para a obra do artista. A expectativa é de que, no ano que vem, todos os pontos desse museu aberto sejam identificados com placas. "Isso dará, diz Fortes, oportunidade a moradores e visitantes de conhecerem melhor os lugares que se tornaram tema de pinturas e desenhos e onde o artista trabalhou".

O roteiro inclui, entre outros, o Largo de Antônio Dias, as igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Grande Hotel (lugar em que se hospedava em longas temporadas), Mirante das Lajes, Largo da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Passo da Ponte Seca, Ponte do Rosário e Capela de São Sebastião até o caminho de Lavras Novas, um dos passeios preferidos de Guignard.

(Por Gustavo Werneck - jornal O Estado de Minas, em 22/08/2010)

28ª Festa Uai anima Poços de Caldas

De 26 a 29 de agosto, o município realiza a Festa Uai. Serão quatro dias totalmente voltados para os mais tradicionais costumes da cultura e culinária mineira. Diariamente, apresentações de grupos folclóricos, contadores de causos e shows sertanejos. Na programação, acontece ainda Festival de Música Raiz. A entrada é franca.

O recinto da Festa Uai traz como atração a típica fazendinha mineira, com casa do caboclo, animais, plantas, utensílios domésticos e de produção rural. Durante a festa é escolhida em concurso a "Flor Cabocla". Nos quatro dias de evento alternam-se em diversas apresentações os ternos de Congos e grupos de Caipós. Tem ainda muita brincadeira e diversão do tempo da vovó para a criançada.

A verdadeira e farta comida mineira é servida em dezenas de opções de pratos nas barracas das entidades assistenciais da cidade. Algumas receitas caseiras, habituais na mesa do povo mineiro são preparadas em fogão e forno à lenha. Pratos típicos como torresminho, feijão tropeiro, frango caipira, vaca atolada, tutu à mineira, pernil com biscoito etc., são os grandes atrativos da festa.

Este ano a novidade é a criação de uma praça de alimentação comum a todas as barracas. Não haverá espaço exclusivo para o atendimento e cada entidade manterá o próprio grupo de colaboradores para manter o serviço de mesas. As refeições e porções serão servidas em recipientes descartáveis.

 
(Fonte: site da Prefeitura de Poços de Caldas, em 11.08.2010 - Secretaria de Turismo e Cultura )

Araguari recebeu "A Fabulosa Redonda Flor"

O projeto 'A Fabulosa Redonda Flor', em turnê na região do Triângulo Mineiro, esteve em Araguari, no último dia 21.08, no anfiteatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Para todas as idades, o espetáculo narra uma história vivida em um mundo fictício que se passa no “Mundo Quadrado”. A peça apresenta músicas, bonecos e os divertidos origamis, lindíssimas dobraduras em papel.

A peça tem direção e roteiro de Bruno Godinho e direção musical de Mariana Lima. O elenco traz Bruno Godinho, Camilo Rocha e Lenise Moraes e uma participação especial de Malu Chaves Godinho. O projeto “A Fabulosa Redonda Flor – Circulação 2010” foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2009) e contou com os recursos para montagem do espetáculo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Em Araguari se apresenta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC).

O espetáculo narra a história de um mundo imaginário, o “Mundo Quadrado”, lugar em que as pessoas são enquadradas em padrões preestabelecidos e milimetricamente corretos. Até que um dia algo surpreendente acontece – o surgimento de uma pequena flor com características diferenciadas de tudo que eles conheciam, já que a flor tem formato redondo.

O objetivo é despertar nas crianças, jovens e adultos a importância do respeito às diferenças. A peça é destinada ao público infantil, mas também encanta pessoas de todas as idades.


(Fonte: Blog do Aloisio - por Aloisio Nunes de Faria, em 21 de agosto de 2010)

Estado do Triângulo em discussão em Brasília

O vereador Tony Carlos, de Uberaba-MG, esteve esta semana em Brasília para buscar informações a respeito do andamento do projeto que cria o Estado do Triângulo. De acordo com o vereador, a situação está passando por impasse, em que a Constituição Federal alega que neste caso deve ser consultada toda região. Já a lei complementar (estadual) afirma que a consulta cabe ao estado. Diante desta situação, está nas mãos do Supremo Tribunal a definição.

A última ação neste sentido partiu do deputado federal Elismar Prado (PT-MG), que propôs a realização de um plebiscito em 66 municípios mineiros para decidir sobre a criação do Estado do Triângulo. Tony lembra ainda que projeto semelhante foi apresentado em 1991 pelo então deputado Zaire Rezende, de Uberlândia.

"Há cerca de 200 anos a causa do Triângulo vem sendo defendida, visto que a região é estrategicamente colocada e possui o maior potencial hidrelétrico do mundo, gerando 70% da energia da Região Sudeste, local de maior arrecadação do interior do Estado", afirma o vereador.

O "Estado do Triângulo", com 66 municípios, seria fruto do desmembramento da parte oeste de Minas Gerais e foi batizado com o nome da mesorregião do Triângulo Mineiro. Se criado, o novo estado terá uma área de 90.545 km². Em seu território morariam cerca de 2.176.060 habitantes, em torno de 11% da população do atual estado.



(De Geórgia Santos, do Jornal de Uberaba - em 22 de agosto de 2010)