segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nanuque bem pertinho do sul da Bahia

Nanuque, município mineiro, conta com uma população de mais de 41 mil habitantes, segundo o censo de 2005 do IBGE. A cidade é muito conhecida por ser rota para o litoral sul da Bahia e por suas ótimas hospedagens e hotéis.

Durante muito tempo Nanuque se caracterizou por ser zona rica em recursos naturais, o que atraiu aventureiros em busca de pedras preciosas e madeireiros que chegaram em busca de grandes lucros, atraídos pelo valor alto comercial de alguns exemplares de árvores que o município possuía em grande quantidade. A grande área de mata atraiu várias serrarias que absorviam grande parte da mão de obra local e aqueciam o comércio em toda a região.

De acordo com dados do livro “Nanuque – Nossa Terra, Nossa Gente”, de Ivan Claret Marques da Fonseca, médico e ambientalista, “em 1960, a madeira gerava cerca de 60% da renda do Município e os alimentos, 12%. A mão-de-obra em quase sua totalidade era voltada para a madeira. Enquanto o Estado de MG cresceu 13% no ano de 1950, Nanuque cresceu quase 400% neste mesmo ano. Enquanto houve mata, houve riqueza. A madeira deu emprego a muitos operários, em muitas serrarias”.

O Rio Mucuri e a exuberante vegetação da Mata Atlântica foram os principais elementos naturais de atração socieconômica que favoreceram a ocupação da área. O Mucuri, num primeiro momento da história, foi preponderante para o povoamento da área e a exploração vegetal significou aumento populacional dessa região. Portanto, temos a aí dois agentes da natureza, a água e a vegetação, responsáveis pela ocupação do Município de Nanuque, que foi fundada em 27 de dezembro de 1948.

As distâncias de Nanuque, em relação a algumas cidades, como Carlos Chagas (MG), é de 50 km; de Serra dos Aimorés (MG) é de 12 km; de Teixeira de Freitas (BA), 105 km; Mucuri (BA), 105 km; Nova Viçosa (BA), 120 km; Posto da Mata (BA), 55 km; Lajedão (BA), 38 km; de Nanuque a Montanha (ES) a distância é de 38 km; de Mucurici (ES), 40 km; de Conceição da Barra (ES), 120 km. A distância até a capital Belo horizonte é de 640 km.

A divisa entre MG e BA fica bem perto de Alcobaça, um dos municípios da região do extremo sul da Bahia. Sempre que vou à cidade de Prado (BA), na Costa das Baleias, a 30 km de Alcobaça e 70 de Teixeira de Freitas (o que já faço há quatro anos), passo por Nanuque.

Uma personalidade ilustre que ficou muito conhecida nacionalmente é a jornalista Mônica Veloso, pelo escândalo do renangate, ao revelar o caso amoroso que teve com o então presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, do PMDB.

(Fonte: Wikipédia)