quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Festival Música do Mundo em Três Pontas

De Três Pontas para o mundo e, agora, do mundo para Três Pontas. A música de Milton Nascimento e Wagner Tiso é o tema e a inspiração desse grande evento, cuja segunda edição acontecerá de 9 a 12 de setembro de 2010, claro, em Três Pontas, sul de Minas Gerais, cidadezinha rodeada por montanhas e cafezais...

Na cidade vizinha de Boa Esperança é realizado o Festival Nacional da Canção que completa 40 anos na semana de 7 de setembro, por isto, em respeito ao evento e à sua história e tradição, o Música do Mundo será realizado na semana seguinte, a fim de não prejudicar e nem competir com o Festival Nacional da Canção de Boa Esperança, de acordo com os organizadores, da Marolo Produções.

Mais informações no portal http://www.festivalmusicadomundo.com.br/.


(Fonte: Poeira D'água, no Facebook, postado por Maria Dolores em 25.08.2010)

Araguari realiza 2.ª Mostra de Dança

Cia de Dança do Sesiminas volta à Araguari para duas apresentações em comemoração ao aniversário da cidade

O Sesi/Fiemg - Regional Vale do Paranaíba e a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), realizam nos próximos dias 27, 28 e 29, na Praça Getúlio Vargas, a 2.ª Mostra de Dança de Araguari. O evento, que faz parte da programação do aniversário da cidade, a ser comemorado no dia 28, terá a participação de grupos locais e da Cia. de Dança Sesiminas, que vem à Araguari pela segunda vez consecutiva.

De acordo com a programação, a Mostra de Dança será aberta na sexta-feira, dia 27, às 20h, com a apresentação de grupos de dança de Araguari. No dia 28, também às 20h, a Cia do Sesiminas faz a sua primeira apresentação na cidade juntamente com grupos locais. O encerramento será no domingo (29) com a apresentação solo da Cia do Sesiminas.

De Araguari participarão a Elity Produções Artísticas, a Arabesque Escola de Dança, a Studio A de Dança, a Cia Luz de Ísis de Dança Árabe e a Shiva Espaço de Ioga.

Visite o Portal de Araguari http://www.portaldearaguari.com.br/

(Fonte: Portal de Araguari, o Blog do Aloisio, por Aloisio Nunes de Faria em 25 de agosto de 2010)

Ventania

Mário Salvador (*)

Nestes tempos de infinitas preocupações, algumas sem sentido algum, lembrei-me de algo que perturbou a minha infância por um bom tempo: Onde se esconde o vento, quando não está ventando?

O vento incomoda os cidadãos de todas as partes do mundo. Eis que pode se apresentar de muitas formas, desde uma suave brisa, até um furacão destruidor.

Venho de uma cidade que já teve o nome de Ventania, nome bem apropriado pelas características do clima de lá. A cidade, bem perto de Uberaba, hoje se chama Araguari.

Em minha infância, em Ventania, ficava observando os constantes redemoinhos de poeira a subirem aos céus. Nem de brincadeira eu chegava perto deles, pois era sabido que o capeta estava no foco da poeira.

Ventania era um lugar pacato, com seus usos e costumes bem ao gosto de uma cidade do interior. Essa verdade traz-me à lembrança a sabedoria do povo: “Cada roca com seu fuso, cada terra com seu uso”. Lá o costume era tirar água do poço com a utilização do sarilho, enquanto em muitos outros lugares as cisternas eram providas de roldanas. E tanto lá como cá, para se tirar o balde que caía no fundo do poço, o procedimento era o mesmo: pescar o balde, com ganchos amarrados na ponta de uma corda. Uma luta!

Quando viemos para Uberaba, notamos que aqui, diferentemente do que acontecia em Ventania, o vento não ousava fazer redemoinhos. Só de vez em quando aparecia um arremedo de redemoinho, para matar nossa saudade.

E agosto era o mês da ventania. E também do cachorro doido. Em Ventania as duas coisas eram vistas, com vigor, em agosto.

Também em Uberaba, por muitos anos, o vento se fez presente em agosto. Ventava com gosto, a ponto de o vento roubar as roupas do varal, levando-as para longe. Era nesse mês que também os cães davam o ar da graça com suas loucuras e a boca salivando.

Pois neste ano nem uma coisa, nem outra. Cachorro louco sumiu, que as vacinas têm dado conta do recado. Já o vento, por onde anda? Pois é! Ele se escondeu em algum lugar e deixou de soprar tanto em agosto. Onde terá se escondido toda aquela ventania?

Crédito: Crônica publicada originalmente no Jornal da Manhã (Uberaba).

(*) Mário Salvador, natural de Araguari, é membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Visite o Portal de Araguari http://www.portaldearaguari.com.br/

 
(Fonte: Portal de Araguari , o Blog do Aloisio, por Aloisio Nunes de Faria, em 24 de agosto de 2010)