quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Criação do Fundo de Turismo de Araguari vai captar recursos e estimular o setor


Prefeito de Araguari
 Marcos Coelho
(Foto: Pref. Mun. Araguari)
Após reformular o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei 127/10, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR). O objetivo, segundo o prefeito Marcos Coelho (PMDB) é proporcionar a captação de recursos junto ao governo federal e fortalecer o setor na medida em que pretende estimular as ações de turismo no município. “O FUMTUR é imprescindível para a viabilidade de projetos voltados ao turismo e abrirá a oportunidade para que sejam captados recursos, inclusive a fundo perdido, junto a órgãos não governamentais e agências de cooperação e fomento”, argumentou o chefe do Executivo em sua justificativa.
De acordo com a proposta, o FUMTUR tem como objetivo principal prover recursos para a implantação de programas, desenvolvimento e manutenção das atividades relacionadas com o turismo, além de promover a geração de empregos, melhorar a infra-estrutura turística,
incentivar a divulgação de Araguari e seus produtos, treinar profissionais para atuar no setor e gerar eventos artísticos, esportivos, sociais e outros que concernem à recreação, lazer e negócios no município. Também será atribuição do novo fundo adquirir materiais de consumo e permanentes destinados aos projetos e programas voltados ao turismo de lazer e de negócios e a contratação de serviços de consultoria para projetos na área de turismo mediante deliberação do Conselho competente.

A estrutura administrativa do FUMTUR será constituída por um Conselho Municipal do Turismo, um agente financeiro escolhido pelos bancos oficiais que atuam na cidade, um coordenador integrante do quadro de pessoal da Administração Pública Municipal e uma comissão fiscal composta por representantes da Prefeitura, da Câmara e do próprio COMTUR.

(Da Gazeta do Triângulo http://www.gazetadotriangulo.com.br/site , por Sávia de Lima, em 28-10-2010)