segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mineiro cria site que deseja banir a violência na internet

Um mineiro criou uma rede social que já chegou a 64 países. A proposta é banir a violência comum nesse tipo de site, impedindo a publicação da palavra “ódio”, por exemplo. Ele conta ainda com a possibilidade de publicação de currículos e um bando de dados de doadores de sangue.

Paulo Sousa nasceu em Tarumirim (MG) e mora nos Estados Unidos há 15 anos. Foi somente lá que se interessou pela Web e resolveu criar o site http://www.largevia.com/.

O site funciona há dois anos e já se tornou conhecido em 64 países, espalhados por todos os continentes. O largevia mantém o foco na responsabilidade e na ética expondo currículos para quem precisa de emprego e criando um banco de doadores de sangue para colaborar com hospitais e hemocentros brasileiros.

Além disso, possui aplicativos comuns nos sites de relacionamento, como postagem de fotos, comentários, mensagens, bate papo, criação de eventos, e criação de blogs. O largevia oferece 14 mil jogos online e a possibilidade de “twittar” dentro do site.

O seu criador, Paulo, afirma que o site também sai na frente no quesito segurança porque possui ferramentas que garantem uma maior proteção aos navegadores, como o “Parent Control” (que é um botão que permite o controle do conteúdo observado pelas crianças) e botões de denúncias presentes em todas as páginas. Ainda há filtro de palavras indesejadas como a proibição do uso da palavra “ódio” em grupos ou comunidades.

Paulo Sousa garantiu que esses e outros diferenciais chamaram a atenção de instituições brasileiras e do poder judiciário. “Em pouco tempo, temos conquistado a confiança de órgãos sérios da sociedade. Queremos colaborar para a redução de crimes online”, comenta o webdesign.

Números - De janeiro a junho deste ano foram 1,4 milhão de páginas visitadas. 238 cidades brasileiras já fazem parte do projeto, fazendo uso de várias ferramentas como os 14 mil jogos. O site é disponibilizado em 12 idiomas.

Palestras - O webdesign oferece palestras com o tema “Oportunidades em Redes Sociais”. A última aconteceu na Federação da Indústria do Espírito Santo para empresários e estudantes de comunicação social. A palestra rendeu vários frutos como o pedido do Coronel da Polícia Militar do Espírito Santo que pediu a palestra para um grupo especial da polícia. Assim como o pedido feito pelo Senai da cópia do DVD para que eles possam multiplicá-la.

Sousa contou que na palestra são mostrados índices mundiais sobre youtube, google, facebook, orkut.

Fonte: site G37 (centro-oeste mineiro)
Por Jessica Rabelo da Gazeta do Oeste em 16.08.2010 jessica.rabelo@gazetaoeste.com.br