segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

'Muita água vai rolar' em 2011


A persistirem as chuvas intensas em boa parte do país, há muito com o que se preocupar até o próximo tempo de estiagem em 2011. Já na primeira segunda-feira do ano (dia 3) nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, e no Distrito Federal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas nos estados de GO, MT, TO, MG, MA, PA e AP, condição causada por zona de convergência de umidade.
Nos principais jornais há reportagens mostrando os danos causados pelas fortes chuvas. No jornal DCI de hoje, por exemplo, foi noticiado que as chuvas que atingem o Estado de Minas Gerais desde outubro forçaram milhares de moradores a deixarem suas casas, segundo dados da Defesa Civil. Quase 2 mil pessoas tiveram que ir para abrigos improvisados. Várias cidades permanecem em estado de emergência. Mais de 70 municípios já foram afetados. Uma frente fria permanece até hoje e pode provocar chuvas em várias cidades, entre elas, Ipatinga, Governador Valadares e Caratinga.
Mas a água que não quer deixar que durma tranquilo qualquer brasileiro é a água que passa por debaixo da ponte do novo cenário político do Brasil. No dia 1° de janeiro tomaram posse a presidente Dilma Roussef, os novos governadores, senadores deputados federais e estaduais de cada unidade da federação.
Como o país será governado em 2011? Como serão resolvidos os contínuos problemas sociais, econômicos e administrativos de cada região? Quais as soluções para uma crise pseudo-controlada que bate à porta do país a cada minuto que passa? Como resolver os gritantes problemas da saúde, educação, desemprego, transportes, do sistema rodoviário, da criminalidade, da violência urbana e do crescente consumo de drogas pesadas, como o crack, a cola e a maconha, que tiram o sono das famílias de todas as classes sociais? E a prostituição infantil, o trabalho escravo, o crime organizado, o tráfico de influências, a corrupção, os desvios de recursos públicos? Alguém faz ideia de como serão enfrentados todos esses problemas pelos novos governantes e pela população brasileira? Responda quem puder.