segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IBGE visita domicílios de Araguari e começa o censo de 2010

A coleta de dados para o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa na próxima segunda-feira, 2 de agosto. Em Araguari – que foi dividida em 133 setores, as entrevistas ficarão a cargo de 90 recenseadores, devidamente treinados e selecionados pelo órgão nos últimos dias. Eles utilizarão um computador de mão.

De acordo com o IBGE, todas as residências do município serão visitadas, com aplicação de questionários simplificados ou completos – este último, executado em 10% dos domicílios. “O básico deve levar cerca de 5 minutos por entrevistado”, observou João Rodrigues Pinto, coordenador do Censo em Araguari.

Segundo frisou, a pesquisa é um diagnóstico extremamente importante para traçar o perfil da população brasileira e definir as ações dos setores privado e governamental. Os números obtidos também refletem diretamente nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Mais completo e preciso, o Censo Demográfico é realizado a cada dez anos, mas traça um diagnóstico da população a partir de informações como características do domicílio, sexo, idade, cor, raça, etnia (no caso de indígenas), religião, deficiência física, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimentos, mortalidade e fecundidade das mulheres. Este ano, o censo traz algumas novidades, como o levantamento de dados da emigração internacional e união de pessoas do mesmo sexo.

Os dados mais recentes do IBGE são de 2007, quando foi realizada a contagem populacional.


(Fonte: Jornal de Araguari - por Alencastro Jr. em 31-07-2010)