quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Hino a Araguari

Araguari dos meus sonhos
Orgulho de Minas Gerais
Relembro os dias risonhos
Da mocidade que não volta mais.

Vivo carpindo a saudade
Saudade que me invade o ser.
Araguari que me viu nascer
Longe de ti não sei viver
Araguari do meu bem querer
Sem ti não posso viver.

Ar perfumado
Das flores do mato
A noite as estrelas beijando o regato
Tudo a sorrir em mágico esplendor
Araguari é um ninho de amor!


Letra: Zequinha Torres
Melodia: Geraldo Marra

Serafim Peres, personalidade que transcende Araguari

Depois de plantar café no Norte do Paraná e em Tupã, Alta Paulista, resolveu se mudar "de mala e cuia" para a região do Cerrado Mineiro, instalando-se no Distrito do Amanhece, em Araguari.
O interessante nome "Amanhece" foi dado porque, antigamente, quando havia uma linha férrea regular, os trens provenientes ou de São Paulo ou de Goiás faziam uma parada nesse local para abastecer as "Marias Fumaças", como eram chamadas as locomotivas a vapor, de água. Como, normalmente, devido ao horário de chegada ser o noturno, os condutores pernoitavam lá e, dessa forma, a composição literalmente "amanhecia" no Amanhece...

Sr. Serafim, como os típicos novos bandeirantes do Cerrado Mineiro, se apaixonou pela pesquisa, chegando a transformar a sua famosa Fazenda Paraíso num verdadeiro "campo experimental", onde são mantidos diversos experimentos sobre irrigação e nutrição do cafeeiro. Em grande parte, essa paixão pela pesquisa foi estimulada pelo seu filho Evanildo Peres, agrônomo com mestrado em Nutrição do Cafeeiro e que foi docente da UNESP em Jaboticabal. Particularmente, considero Evanildo como um dos mais brilhantes agrônomos, sendo meu "guru" nas "coisas da planta do café" .

Outra particularidade é que o Sr. Serafim é referência em termos de alta qualidade de cafés, tendo produzido ao longo dos anos excelentes cafés, além de ser um dos formadores de opinião da região.

Do Portal de Araguari, por Ensei Neto, autor do site http://www.coffeetraveler.net/