sexta-feira, 23 de julho de 2010

61 anos do mineiro Flávio Venturini

"Foi assim como ver o mar ...!" O cantor, músico e compositor mineiro Flávio Hugo Venturini , nascido em 23 de Julho de 1949 em Belo Horizonte, completa hoje 61 anos.

Compositor da MPB, pop, rock, rock progressivo, instrumentista, vocalista, teclado e pianista de primeira grandeza, já participou de bandas importantes como O Terço e 14 Bis. Revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros. Participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1987, quando saiu do grupo para seguir carreira solo, também com grande sucesso.

Hoje a Rádio Nacional Fm de Brasília prestrou ao compositor uma super homenagem em seu Momento Três, com a interpretação de Azul da Cor da Mar (de Tim Maia), Clube da Esquina N° 2 (Lô Borges) e Retiros Espirituais (Gilberto Gil).

Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nascente" (a canção que mais foi regravada, por artistas brasileiros e estrangeiros), "Nuvens", "Caçador de Mim", "Espanhola" (parceria com Guarabyra, da dupla Sá & Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e "Mais Uma Vez" (parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987 e que ganharia uma nova versão em 2003, apenas com a voz de Renato e incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas). Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, "Princesa", "Besame" e "Céu de Santo Amaro".

Ao Flávio Venturini, toda a nossa homenagem e um abraço de todos os mineiros e brasileiros amantes da linda música desse duende musical, que sagrou o piano e a voz em falsete através de suas românticas e poéticas melodias. Saudações mineiras, Flávio!

Visite a página oficial do Flávio Venturini: http://www.flavioventurini.com.br/.

Curiosidades Geraes

Minas Gerais não é apenas um Estado do Brasil. Minas é um estado de coisas! Minas é um estado de espírito! Um jeito único, diferente do resto! Um jeito calado, prudente, cismado, desconfiado, mas que no fundo esconde a gente mais amiga, sincera e hospitaleira deste Brasil.

Gente que faz bem feito; que não dá ponto sem nó; que trabalha em silêncio; que não perde o trem e dorme no chão pra não cair da cama. Povo que se orgulha de sua História; que tem liberdade como lema (libertas quae sera tamen) e que ama sua terra - "As mil e uma Minas", conforme lembrou Guimarães Rosa.

Com uma superfície de 587.172 Km2 - pouco maior que a França - Minas Gerais se destaca entre os estados brasileiros como o mais extenso conjunto de terras elevadas do País, onde se destacam o Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó (2.897 m) e o Pico das Agulhas Negras, no Maciço do Itatiaia (2.797 m).

As incursões em seu território iniciaram-se no século 16 e tiveram como principal motivação a extração do ouro e das pedras preciosas, razão do nome do Estado. Rico em recursos naturais e paisagísticos, o território mineiro foi cenário de significativosacontecimentos históricos, como a Revolta de Vila Rica (1.720) e a Inconfidência Mineira (1.789), entre outros.

Minas Gerais cultiva com carinho os testemunhos desse passado, representado principalmente por suas cidades coloniais e igrejas barrocas, edificadas e ornadas pela genialidade de artistas como o Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Isso sem se descuidar do presente e do futuro, pois Minas é hoje um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, com sólida base industrial e agricultura variada e produtiva.

 
(Fonte: Portal Turminas - em curiosidades de Minas Gerais)