sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uberlândia: urubu furtado no Parque do Sabiá encontrado morto

"Animal provavelmente teve um infarto relacionado ao estresse", diz veterinário.

Na tarde de quinta-feira (28), um dos urubus rei furtados na última segunda-feira (25) foi encontrado morto às margens da BR-365 com a BR-452, próximo ao Bairro Alvorada, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.


(Foto: Roberto Robles/ Arquivo Pessoal - Portal G1)

De acordo com o cabo da Polícia Militar de Meio Ambiente, Silvio César, uma testemunha viu o motorista de um carro jogando uma sacola preta com a ave na rodovia. O animal foi encaminhado para o zoológio do Parque do Sabiá, onde será analisada a causa da morte. Ainda não há pistas de onde esteja a fêmea que também foi roubada.

De acordo com o veterinário do zoológico, Fernando de Souza, a morte pode ter sido ocasionada por um infarto.“Ele provavelmente teve um infarto relacionado ao estresse, pois estava preso pela perna. Acredito que não deve ter sido alimentado e não aguentou o estresse”, explicou.

O animal foi encontrado dentro de uma sacola na BR-365.

Saiba mais:
 
Um casal de urubus foi furtado do Parque do Sabiá em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Os funcionários perceberam que os animais não estavam no viveiro quando chegaram para trabalhar na manhã de segunda-feira (25). Os urubus da espécie “Rei” não são comuns em áreas urbanas, uma vez que vivem em áreas de vegetação preservada. A espécie está ameaçada de extinção.


A grade de proteção do zoológico e do viveiro também foram cortadas. De acordo com o diretor do zoológico, Gustavo Herrera, provavelmente o furto foi feito para abastecer o mercado de venda de animais. “São animais que têm um certo valor no mercado, então provavelmente foram levados para a venda mesmo”, disse.

O zoológico, que tem 250 animais, conta com dois seguranças no período da noite e cinco durante o dia. O casal estava há dez anos no parque e ainda não tinha reproduzido. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito e agora a direção vai entrar em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ainda de acordo com Gustavo Herrera, um chip deve ajudar a encontrar as aves. “Os animais que foram furtados têm identificação, que é o microchip, então temos como identificá-los”, explicou.

Segundo o site do Ibama, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre nativa ou em rota migratória sem a devida permissão é crime.
(Fonte: Canal G1 - Globo Minas) acesse o link http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/casal-de-urubus-e-roubado-de-zoologico-em-uberlandia-mg.html