sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fundação Cultural de Uberaba pretende reabrir o TEU ainda este mês

A Fundação Cultural de Uberaba pretende reabrir o Teatro Experimental de Uberaba (TEU) ainda neste mês. O teatro ganhará uma sala de ensaios, com ar-condicionado e armários e um novo espaço para a administração. Camarins e banheiros foram reformados e partes internas e externas receberam nova pintura. Palavra de Rodrigo Mateus, que permanece na presidência da Fundação como interino. Que bom!

(Do Jornal da Manhã, Uberaba-MG, 09.07.2010)

Para quem não conhece, o Teatro Experimental de Uberaba está instalado em um prédio da Rua Padre Zeferino, no Bairro Fabrício, cuja arquitetura remonta ao início do século XX. O teatro foi uma casa de espetáculos de primeira grandeza. Ele serviu como grande espaço, há dez anos, para o desenvolvimento da arte cênica. Havia apresentações todo final-de-semana. Há três anos foi adaptado para apresentações culturais, com instalação de moderna aparelhagem de som e iluminação. Com capacidade para 140 pessoas, o TEU oferece à comunidade uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais ligadas à música, dança teatro, além de cursos de Teatro, e de Teatro de Revista.

Frequentei o TEU há exatos trinta anos, quando morei na bela Uberaba e fui estudante de Comunicação Social nas então Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube, hoje Uniube), fundada pelo escritor Mário Palmério (Vila dos Confins) e hoje dirigida pelo Marcelo Palmério, filho do fundador.

Candidata Marina Silva visita Araguari

Depois de 20 anos, o município finalmente é incluído em campanha presidencial

Depois de 20 anos sem receber a visita de um presidenciável, na manhã de ontem Marina Silva (PV), acompanhada do candidato a governador do Estado pelo mesmo partido, José Fernando Aparecido, esteve em Araguari. Após desembarcarem no Aeroporto Santos Dumont, onde foram recebidos por populares, imprensa e autoridades locais, ambos seguiram em uma carreata pela cidade rumo ao comitê do Partido Verde juntamente com Raul José de Belém, candidato araguarino à Câmara Federal.

Marina Silva foi recebida pela população no Aeroporto Santos Dumont

Ao escolher Araguari dentre tantas outras cidades para começar a campanha no Triângulo Mineiro, a ambientalista fez questão de afirmar que esta é uma cidade historicamente esquecida, e obviamente foi destacada como forma de reverter este pensamento.

Na opinião do professor de filosofia Mauro Sérgio Santos da Silva, a escolha demonstra o perfil da candidata. “Acho que ela ter iniciado sua campanha por aqui, revela um dado muito interessante de sua plataforma, que é a valorização do interior, geralmente negligenciado por candidatos de governos federais.”

Durante a visita ao comitê, muitas pessoas demonstraram apoio à candidatura de Marina Silva, assim como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Alcides Lima de Sousa. “Ela é uma mulher dinâmica, já foi trabalhadora rural, defende essa causa, além de ser uma representante feminina e ter vários projetos para o país. Foi uma surpresa feliz a chegada dela; eu a conhecia de encontros sindicais de trabalhadores rurais e sei que ela fará muito por essa causa,” completou.

A campanha presidencial da ambientalista tem ganhado grande adesão popular com o Movimento Marina Silva. A criação de comitês domiciliares, e divulgação não remunerada se alastra pelas ruas e pela internet, as Chamadas Casas de Marina.

“Às vezes pensamos que o presidente da república está muito distante da cidade em que moramos, quanto mais do nosso bairro, rua e principalmente da nossa casa. É por isso que a minha campanha será caracterizada assim, dentro das casas,” enfatizou.

Na oportunidade, a candidata abordou um dos principais pontos de sua plataforma, a sustentabilidade. “Infelizmente até hoje não tiveram essa prioridade no país, mas a sociedade brasileira cada vez mais está sinalizando que deseja ver o desenvolvimento econômico aliado à preocupação com o meio ambiente. E isso é perfeitamente possível. Existem aqueles que se convenceram, e outros que estão se convencendo. Acredito que se questionarem o povo brasileiro sobre fazer um esforço para produzir e ao mesmo tempo não destruir a natureza, evitando desastres como os que estão acontecendo em Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro, tenho certeza que a resposta será positiva. Mas para isso é preciso ter incentivos, assistência técnica e linhas de crédito específicas. Quando isso acontecer, sei que os produtores irão aderir.”

Dando continuidade à visita, Marina Silva e José Fernando almoçaram com lideranças políticas e membros do partido no restaurante Kabana do Bosque. No final da tarde, ambos continuaram a campanha em Uberaba e Uberlândia.


(Publicado no jornal Gazeta do Triângulo, por Talita Gonçalves 09.07.2010)

Árvore velha

Meu avô
Velha árvore

Sabedoria
Genealogia
De uma nova geração

Eu, um pivô
Um ramo, um fruto
Continuação

Minha mãe
Meus tios,
Primos, irmãos
Raça inteira
Uma família

Fatos isolados
Frutos descascados
Cascas da mesma árvore
Velha árvore
Plantada em meu jardim

Meu coração
Meu avô.

Poema escrito em Brasília, no Bar do Beto, 17 de julho de 1990. Havia sumido, reencontrei-o hoje, 08.07.2010

Ricardo Wagner Ribeiro