terça-feira, 30 de março de 2010

Tupaciguara - uma estória que se conta

Antiga  "Abadia do Bonsucesso", Tupaciguara foi fundada pelos Cruzados, liderados por "Guilherme Mão de Ferro", que saíram de Roma no ano 984 com a intenção de livrar Jerusalém do domínio muçulmano, entretanto, devido ao mau tempo, a qualidade questionável da cerveja de bordo e a péssima orientação espacial do Mão de Ferro, tiveram a embarcação desviada para a costa do Brasil, aportando no Porto Seco da cidade de Uberlândia no alvorecer do século X.

Depois desse desastre de percurso, Guilherme Mão de Ferro ficou conhecido como "Guilherme Cabeça de Vento". Saindo de Uberlândia, à procura do Oceano Atlântico, seguiram para o noroeste, acompanhando o Rio Uberabinha, entrando cada vez mais no Brasil Central. Esses intrépidos, corajosos e confusos guerreiros encontraram com os valentes índios da "tribo Nhenhenhém", contra os quais travaram um violento combate às margens do Rio Araguary, logo abaixo da foz do Rio Uberabinha. Nesse lugar existe ainda hoje um vasto parque arqueológico não sendo raro encontrar espadas, capacetes e restos de armaduras dos guerreiros liderados pelo Cabeça de Vento contra os selvagens Nhenhenhém.

Após dias vagando a procura do oceano, já cansados de comerem macacos e tamanduás e com os homens profundamente enfraquecidos por uma terrível caganeira ocasionada pelas águas infectadas do Córrego dos Cágados, o General Cabeça de Vento fixou sua bandeira cruzada naquele chão duro de terra vermelha. Agradecido aos céus pelos sucessos na viagem, Cabeça de Vento ergueu uma imponente Abadia gótica com pedras de basalto e granito, além de mármores ricamente talhados provindos da Europa, da Ásia e da Oceania. E a Vila dos Cruzados passou a se chamar "Arraial da Abadia do Bonsucesso".

Depois que morreram todos os cruzados, a vila de Abadia do Bonsucesso foi esquecida e, somente no início do século XX, a vila ressurge, graças à figura impressionante de uma mulher goiana do pé rachado: "Dona Orozimba Carmelo Sant'Anna", próspera comerciante de remédios naturais e bugigangas, que determinada a expandir os negócios, resolve ir para Uberlândia, onde fundaria uma Botica. Entretanto, as águas pútridas do Córrego dos Cágados, fizeram-na estancar a viagem aos pés das ruínas góticas da antiga Abadia do Bonsucesso.

Restabelecida da diarréia furibunda que lhe acometera, a visionária comerciante descobriu uma oportunidade única de negócios: abriria naquela vila um hotel nas margens da estrada que ligava Goiás e Minas Gerais, com vistas a atender aos carreiros, peões e viajantes que até então evitavam aquela rota devido a má fama de suas águas. Dona Orozimba Carmelo fundou anexo ao bar uma casa de espetáculos, a primeira de toda região, chamada "Boite Dançante do Vaga-Lumes". As primeiras bailarinas contratadas foram índias da tribo Sururu e Cuatimundé, pegas no laço firme dos jagunços de Dona Orozimba.

A vila cresceu às sombras do "Bordéu de Dona Orozimba Sant'Anna", que manteve o mesmo nome da cidade. Até que em 1923 um cônego goiano "Teóphilo de Paiva" subiu ao púlpito da igreja e gritou: Minha Gente, meu povo! Essa cidade de hoje em diante é "Tupaciguara, que quer dizer Terra da Mãe de Deus!".
Cônego Teóphilo foi apoiado pelas terríveis "Irmãs Polveiras", donas do negócio de pólvora e fazedoras de foguetes e bombas de São João. As quais eram católicas apostólicas romanas e fanáticas xiitas, a ponto de explodirem a cidade se a decisão eclesiástica não fosse cumprida imediatamente.

A Casa das Polveiras, também conhecida como Quartel General do Cônego é hoje o bonito Museu Municipal.

_____________________________________________________

Fundação: 31 de fevereiro de 1914 (E não mudou nada desde então)

Famosos nacidos em Tupaciguara:

Eusébio de Queiróz; Nalva Aguiar; Ari Fontoura (Nonô Gouveia); A Velha Surda da A Praça é Nossa; Maria Ana Polveira e Ana Maria Polveira; Luciana de Paiva Medeiros, famosa chacrete do Cassino do Chacrinha e bailarina do Clube do Bolinha; Maria Helena, cantora da dupla As Estrelinhas de Tupaciguara, juntamente com Nalva Aguiar, nos finais da decada de 40 do século passado.
Virgolino Ferreira.

Festas Tupaciguarenses:
. Festa do Divino, na bonita capela do Divino, na estrada que leva para o Arraial de Tucanos, próximo da entrada do Sitio do Pica Pau Amarelo.
. Festa Agropecuária no CAPITU, uma beleza de festa onde podemos admirar a beleza das vacas e dos cavalos das redondezas e das quadradezas regionais.

(Fonte: Desciclopédia - de 23 de maio de 2007, às 21h41min)