quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pianista faz apresentação dedicada a Chopin em Uberlândia

O pianista gaúcho Alexandre Dossin é o convidado para a noite desta quarta-feira (15/09) no encerramento da edição 2010 do projeto “Concertos Para Uberlândia”, no Teatro Rondon Pacheco. A apresentação está dividida em duas partes. A primeira é dedicada as obras de Chopin, em comemoração aos 200 anos de nascimento do pianista e compositor polonês. “É um dos compositores mais populares de piano e adorado pelo público em geral. A gente não erra quando o coloca em concerto”, disse.

A segunda parte é composta por 20 prelúdios e uma Toccata do pianista russo Sergei Prokofiev, baseados no poema do também russo Konstantin Balmont. “Não tão famoso, Prokofiev é um outro estilo, mais contemporâneo, que eu quis colocar em contraste”, afirmou.

Em sua primeira apresentação em Uberlândia, Alexandre Dossin se diz feliz por contribuir com a divulgação da música clássica. “Eu fiquei feliz de ter sido convidado para esta série. Acredito que seja um evento cultural importante para a comunidade”. Dossin é vencedor do Primeiro Prêmio e Prêmio Especial no “Concurso Internacional de Piano Martha Argerich” e de concursos internacionais como o “Grand Prix Maria Callas”, em Atenas, “Mozart International Piano Competition” em Salzburg.

Entre uma música e outra o artista, que completou 40 anos na segunda-feira (13), deve conversar com o público. “Cada pessoa que está no concerto vai receber a comunicação da música de forma diferente, dependendo do estado que ela se encontra no dia. Isso é muito interessante”, disse.

Pianista desde os 5 anos de idade, Alexandre Dossin tem na música uma forma particular de falar com as pessoas. “A música é comunicação. Cada vez que eu toco algo em público estou falando algo de uma maneira muito especial. É uma linguagem universal, que não precisa ser traduzida e que vai diretamente na emoção das pessoas”, afirmou.

Presença do público jovem

Para Viviane Taliberti, diretora artística e proponente do “Concertos Para Uberlândia”, o balanço das cinco apresentações já feitas neste ano, o sétimo do projeto, é positivo principalmente pela troca entre artista e público. “Percebemos na plateia pessoas que acompanham o projeto desde o primeiro ano e outras que assistem pela primeira vez. Nossos convidados comentam sobre a grande participação do público jovem”, afirmou.

Além dos concertos, Taliberti realizou ainda a segunda edição do Concurso Nacional de Piano Luis Thomaszek - com candidatos de mais de dez estados brasileiros e um estrangeiro – e máster classes. “É importante mostrar que essas atrações são interessantes tanto para quem faz e gosta de música quanto para quem não faz música, mas gosta”, disse Taliberti.

PROGRAMAÇÃO
F. Chopin Balada op. 23
Noturno op. 9 nº 1
Scherzo op. 31
Polonaise op. 53
Intervalo
S. Prokofiev Visions Fugitives, op. 22
Toccata, op. 11

(Do jornal Correio de Uberlândia, por Marcelo Calfat, em 15/09/2010)

Araguari visitada por torrefadores de café dos EUA

“Projeto Comprador” visa incrementar exportações de café para os Estados Unidos

Dezoito norte-americanos representantes de cerca de quinze torrefações de café dos Estados Unidos da América estiveram em Araguari no último dia 13 de setembro, participando do “Projeto Comprador”, evento internacional de compradores de café, que visa mostrar às torrefações norte americanas, que efetivamente se preocupam com a qualidade de sua matéria prima, o autêntico “Café do Cerrado” mineiro, com Indicação de Origem e todas as ferramentas de Certificação e Rastreabilidade do Produto, como também conhecer e entender as necessidades das indústrias norte-americanas, além de encurtar a distância entre o produtor e o torrefador norte-americano, para que maior parcela do lucro fique nas mãos do produtor e não com intermediários, enfim, procura-se dinamizar as cooperativas para incrementar as exportações diretas de café.

O evento destina-se às torrefações norte-americanas que têm o propósito de conhecer a tecnologia de produção e a qualidade do café do cerrado. São 15 torrefações vindas de diversas regiões dos Estados Unidos, as quais têm diferentes potenciais de compra, seja no curto, médio ou longo prazo. Os Estados Unidos são, juntamente com a Alemanha, os maiores compradores de café do Brasil, com 19% do total, no entanto, registrou curva descendente no período de janeiro/junho de 2009 para o mesmo período de 2010, com queda de 8,21% nas suas compras.

Os representantes de torrefações norte-americanas devem visitar Araguari, Uberlândia, Monte Carmelo e Patrocínio. O “Projeto Comprador” está sendo promovido pelo Café do Cerrado, com apoio da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Sebrae/MG, Cafés do Brasil e Specialty Cofee Association Of America. Em Araguari, os norte-americanos foram recebidos com almoço no Restaurante Kabana’s do Bosque, que, assim, se tornou palco de negociações internacionais, com muita propriedade.

(Fonte: jornal Correio de Araguari - http://www.correiodearaguari.com/correio, em 14.09.2010)

Uberabense receberá o Prêmio Balzan, dia 19 de novembro, em Roma

Matemático uberabense de renome internacional, Jacob Palis receberá o Prêmio Balzan no dia 19 de novembro, em Roma, por suas pesquisas e formação de pesquisadores. O anúncio foi feito no último dia 6 de setembro, na Itália, e marcou o reconhecimento a um dos maiores expoentes desta área. Na semana anterior, na mesma cidade, Palis receberá outra honraria: ingressar nos quadros da Accademia dei Lincei, a mais antiga Academia de Ciências ativa do mundo.

Nascido no dia 15 de março de 1940, ele foi para o Rio de Janeiro em 1956, graduando-se em Engenharia pela então Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ingressou em 1958. Ainda quando aluno, interessou-se por matemática e física para melhor entender os conceitos e fórmulas que lhe eram apresentadas em seu curso. Em agosto de 1964, iniciou seu programa de doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley, concluído em 1967, sob a orientação do consagrado matemático Stephen Smale.

Jacob Palis dedicou 42 anos de sua vida à matemática. Ele preside a Academia Brasileira de Ciências e a Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS). Também é conhecido como um dos maiores pesquisadores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. Ocupa desde 1973 o cargo de professor no Impa e foi diretor do instituto entre 1993 e 2003.

Palis também é coordenador do Instituto do Milênio (“Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira”) e membro estrangeiro da National Academy of Sciences (Academia de Ciências dos EUA) e da Académie des Sciences (Academia de Ciências da França).

Além da homenagem internacional, Jacob Palis, que no decorrer de sua trajetória como matemático tem contribuído para a expansão da grade curricular da matemática no Brasil, receberá um milhão de francos suíços, correspondente a R$ 1 milhão e 700 mil. Deste total, deverá aplicar metade em pesquisas científicas.

Reportagem do Jornal da Manhã o entrevistou por telefone para saber como foi a escolha feita pela Fundação Balzan, com sede em Milão e Zurique, que todo ano premia grandes pensadores de diversas áreas, como forma de reconhecer e estimular a pesquisa científica. Jacob Palis lembra que foi escolhido por sua contribuição à teoria de sistemas dinâmicos, campo de estudo matemático relacionado à teoria do caos, uma linha de pensamento dedicada a entender sistemas complexos e mutáveis.

Ele também informa que deseja aplicar a metade do dinheiro na sequência de um de seus principais trabalhos, o de formar novos e bons pesquisadores para aumentar o contingente desta área profissional brasileira. E, embora elogie a matemática brasileira em área avançada em pesquisa, critica duramente a disciplina aplicada nos ensinos fundamental e médio. Também destaca a importância da matemática em diferentes áreas profissionais e na construção do raciocínio lógico.

(Fonte: Jornal da Manhã, Uberaba-MG - http://www.jmonline.com.br/novo/