quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais um pouco do portal AS MINAS GERAIS

O site AS MINAS GERAIS é muito bom, interessantíssimo! Dotado de colunas como Cult’uais, VenhameVERDEperto, Comida de Mineiro, UniVLERcidades, Revista d’As Minas Gerais, Pesquisa, Editoria d’As Minas Gerais, além do mapa com todas as regiões do Estado para você conhecer um pouco de cada uma delas e livro de visitas, que já traz um total de 2.465 visitas até esta data. Veja alguns comentários dos visitantes.

José Geraldo Ferreira Guimarães, técnico em segurança do trabalho, de São Paulo-SP (email: guimaraes69@uol.com.br) - Parabéns pela excelente apresentação. Creio que após concluído, o material será um verdadeiro cartão de visitas sobre a cultura mineira, que antes de tudo é a de ser um anfitrião sempre em busca de aprender mais ainda com os seus visitantes. (Em 28/07/2010)

Cleber Adriano Sales, chefe de seção, de Aimorés-MG (email: cleberariano2008@yahoo.com.br)
A Sede da Prefeitura Municipal de Aimorés tem uma nova cor, a cor atual é amarela. (Em 12/07/2010)
Respondeu o blog - Cleber, a memória dos municípios é no momento, estática, guarda como eram nossas cidades no início do século XXI. Gostaríamos muito de poder fazer parcerias locais e construir um novo espaço onde os próprios cidadãos pudessem atualizar seus prédios públicos, mas sem apoio dos governos, ficamos no limite do que podemos. Muito obrigado, um abraço, Almir.

Carlos, do Rio de Janeiro ((email: carlos@carlos.com.br) - Porquê o mineiro pertence ao mundo, espalhando-se como semente ao vento, frutificando aonde cai, criando novas raízes? Porquê não ficar na sua Minas e florescê-la como o faz nos quatros cantos da terra??? Porquê essa eterna saudade, o quem-sabe-um-dia-eu-volto, um lamento plangente como o das rodas dos carros-de-boi??? Ser mineiro é gostar de sofrer um pouco a cada dia... (Em 10/07/2010)
Respondeu o blog - Pois é, Carlos, é preciso sair de Minas para enxergar Minas Gerais. As Minas Gerais está aqui para ajudar a matar saudades e quem sabe estimular o retorno dos mineiros a sua terra. Um abraço, Almir.

Tania, dentista, mora no Peru, (email: tanina70@hotmail.com) disse: muito belo (Em 08/07/2010)
Respondeu o blog - Muito obrigado, Tânia.

José Carlos de Magalhães,  professor, de Ouro Preto/Ouro Branco (email: magalhaesjc@gmail.com)
ô Beleza sô!!! (Em 05/07/2010)
Respondeu o blog - Muito obrigado, uai! Um abraço, José Carlos.

Grécia Oliveira, secretária, de São Paulo (email: grecia_24oliveira@hotmail.com) (Em 23/06/2010)
Respondeu o blog - Muito obrigado pela visita.

José Vander Cézar, aposentado/advogado de Araçatuba, SP (email: jvc.agc@uol.com.br)
Maravilha!!!!!!!! Parabéns pelo trabalho! Sou mineiro, nasci em Dores do Indaiá, mas minhas origens são de Abaeté. Sou neto de Tiburcio César da Fonseca e Maria Antonia da Silva, da Fazenda Grota (gruta) do Urubu. Estou pesquisando sobre nossa família Gostaria de contatar com os meus "César's". Ficarei imensamente feliz se receber mensagens: jvc.agc@uol.com.br Quem sabe trocaremos informações de interesse mútuo. Tempos atrás vi um outdoor, na Br 153, no pontal de MG, que dizia; Minas são muitas, conheça todas!, plagiando: César são muitos (e como são), conheçamo-nos! 08/06/2010
Respondeu o blog - Muito obrigado Cézar, espero que consiga encontrar seus césares. Um abraço, Almir.

Ana, pesquisadora, do Rio de Janeiro (email: anareis_faria@hotmail.com)
Nasci em Valença, município do médio Vale Paraíba (RJ). Dizem, que Valença é a mais mineira das cidades fluminenses. No centro comercial, o indício dessa verdade: a famosa “rua dos Mineiros”, onde os tropeiros amarravam os animais e descansavam entre uma paragem e outra. Minha pesquisa em História contempla essa região de antigas fronteiras interprovinciais em que a Mantiqueira é a materialização desses limites pouco precisos (pertenceu e ainda contempla São Paulo, Minas e Rio). O site, em bem pouco tempo, vem me ajudando a visualizar os limites das antigas comarcas (a do rio das Mortes, em especial) nos atuais municípios mineiros. E também matar as saudades do tempo em que vivi em Juiz de Fora, apesar do estigma que a ronda, a de ser a menos mineira das cidades mineiras. Intriga da oposição? Não sei, mas para quem não conhece Juiz de Fora fica aqui uma contribuição a uma outra visão sobre a cidade: lá é um pólo de convergência entre culturas diversas, inclusive, da cultura das várias pequenas Minas da Zona da Mata. Eu ao menos acho aquilo lá muito mineiro, ô, se acho. Parabéns pelo site. Torço para que siga adiante e expanda o projeto a toda Gerais. Abraços, Ana. (Em 01/06/2010)
Respondeu o blog - Olá Ana, li com prazer seu bom texto falando destas muitas Minas. A brincadeira com os xisforanos é a mesma que fazemos com os baianeiros do norte e os poirteiras do sul de minas. É uma brincadeira carinhosa com nossa própria gente, e mineiro é assim, uma síntese das fronteiras, nos dando o presente de entendermos culturalmente o Brasil de norte a sul e de leste a oeste. As Minas Gerais está à sua disposição caso queira publicar seus estudos. Um abraço, Almir Wildhagen.

José Claudionor dos Santos Pinto, professor, escritor e produtor cultural de Itinga (email: jospinto25@yahoo.com.br) - Caro amigo Almir é muito bom saber que o site continua em sua luta em prol da diversidade social e cultural de nossa querida Minas Gerais, estamos aqui, precisando é só chamar. O livro "Memórias de Itinga" foi lançado e está sendo muito bem aceito por todos. Estarei lançando ele no Seminário Visões do Vale 5 na UFMG, no dia 09 de Junho 12:00. Abraços depois me passa seu endereço por e-mail para que eu possa te enviar um exemplar. Mais uma vez estamos aqui para unirmos forças e divulgar nossa querida Minas. (Em 27/05/2010)
Respondeu o blog - Olá prezado Jô. Rapaz, estava falando de você, no dia anterior a sua mensagem, com meu irmão Cid. Ele está fazendo uma pesquisa com o pessoal do Cidadão Nota 10, do IDENE, sobre cultura e vai lançar um Almanaque no fim do ano, sugeri seu nome para contato em Itinga. Vou ver se consigo comparecer a este evento na UFMG e levá-lo comigo, acho que vocês podem fazer uma boa parceria. Um abraço e satisfação em saber de sua obra pronta. Almir.

Ricardo Wagner Ribeiro (esse blogueiro, email: ricwrib@hotmail.com) - Adoro viajar pelas minhas Minas Gerais. (Em 29/07/2010)

Amigos d´AS MINAS GERAIS
As Minas Gerais não tem patrocinadores. As Minas Gerais não tem anunciantes. As Minas Gerais não é um site comercial. As Minas Gerais é a primeira Biblioteca brasileira dedicada ao Patrimônio Cultural Imaterial, sua constituição foi iniciada em 1995, com o Projeto PRONAC 203, aprovado pelo Ministéiro da Cultura, e o único, desta safra, ainda ativo.

Para manter este patrimônio disponível aos mineiros e aos leitores de todo o mundo estamos convidando pessoas físicas e jurídicas para fazerem parte desta história, inserindo seus nomes como os Amigos d´As Minas Gerais.

Se você quer participar, preencha o formulário acessível pelo link abaixo, e informe no comentário seu desejo de ser Amigo d´As Minas Gerais. Recebido o seu pedido entraremos em contato pelo seu e-mail, passando as orientações de procedimentos. Para figurar na lista dos Amigos d´As Minas Gerais, a contribuição financeira é de R$36,00, por semestre, e o pagamento será feito por boleto bancário entregue no endereço que indicar. Você terá direito a um álbum com o registro de seu nome. Poderá ainda, se desejar, fazer de seu álbum o seu sitio pessoal, ter a foto de capa com seus dados de comunicação, e internamente, arquivos com fotos e textos que quiser publicar.

E mais, você poderá enviar por e-mail a foto e o texto que abrirá o seu álbum, e se desejar, receberá a permissão para que você mesmo possa inserir, de seu computador, todos os arquivos de fotos e textos que desejar publicar em seu álbum, uma tecnologia de fácil operação. Venha fazer parte da história d´As Minas Gerais. Seja bem vindo.

Um abraço de toda a equipe.