quinta-feira, 15 de julho de 2010

Circuito das Águas mineiro

As cidades que compõem este circuito possuem muitas características semelhantes. Estão incrustadas na Serra da Mantiqueira, possuem serras, vegetação, clima de montanha e muita água - em rios, cachoeiras, lagos e fontes diversas.

A culinária mineira, rica e variada, encontra diversas opções na região. Além disso, é possível encontrar diversas opções em doces, artesanatos (palha, crochê, tricô, etc). É possível desfrutar na região de passeios de charrete, teleféricos e outras atrações. A rede hoteleira é diversificada.

As fontes de águas minerais são a grande atração no circuito, oferecendo diferentes tipos de água mineral e tratamentos variados através da água e suas propriedades (termalismo). Os parques de águas e fontes são comuns nas cidades mais estruturadas.

O turismo religioso encontra espaço em Baependi, onde se encontra a Igreja de N. Sra.da Conceição, construída por Nhá Chica, a quem se atribui milagres. Além disso, muitos consideram São Lourenço o centro mágico de poderosas vibrações espirituais.

Cidades do Circuito

São Lourenço  - A mais desenvolvida do circuito, é totalmente urbana. Apresenta um grande parque das águas com diversas atrações.

Lambari - Fontes de água mineral, um grande lago e o antigo Casino são atrações. Possui uma bonita vista da torre de TV.

Caxambu - Possui um belo parque de águas, com diversas fontes e um balneário. O teleférico dentro do parque leva ao cristo da cidade, com bela vista.

Baependi - Possui inúmeras cachoeiras, artesanato em palha e turismo religioso, em torno da obra e milagres atribuídos à Nha Chica.

Cambuquira - Possui água de excelente qualidade e um parque das águas.


(Fonte: site www.bussolanet.com.br/turismo)