segunda-feira, 26 de julho de 2010

Homenagem à Companhia Mogyana

Belíssimo, o vídeo apresentado no VI Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais, realizado na cidade de Campinas-SP, no período de 16 a 18 de julho de 2010. As imagens, em 4:59 minutos, que emocionaram a todos os participantes do evento, mostram fotos antigas do trecho ferroviário da extinta Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, com início em Campinas e ponto final em Araguari.

(do Portal de Araguari - O blog do Aloisio, em 20 de julho de 2010)

“O trenzinho do Caipira” - No vídeo, as fotos vão mostrando o trajeto ao som da música de Heitor Villa-Lobos, “O trenzinho do Caipira”. O maestro, compositor e multiinstrumentista carioca Edu Lobo Diz compôs a seguinte letra para essa música: Lá vai o trem com o menino / Lá vai a vida a rodar / Lá vai ciranda e destino / Cidade e noite a girar / Lá vai o trem sem destino / Pro dia novo encontrar / Correndo vai pela terra... / Vai pela serra... / Vai pelo mar... / Cantando pela serra o luar / Correndo entre as estrelas a voar / No ar, no ar...

Leia o blog do Aloisio, clique aqui http://www.portaldearaguari.com.br/

Conheça também alguns sites sobre ferrovias/trens:
A Estrada de Ferro Goiás - http://www.seplan.go.gov.br/sepin/pub/conj/conj2/03.htm
FCA Ferrovia Centro-Atlântica - http://www.fcasa.com.br/
Ferrovias do Brasil - http://ferroviasdobrasil.blogspot.com/
Transporte Ferroviário - http://www.webartigos.com/articles/2194/1/Transporte-Ferroviario/
Trem da morte - http://www.machupicchu.com.br/tudosobre/tm/tm.html
Trens da vida - http://trensdavida.blogspot.com/
A extinta RFFSA - http://www.rffsa.gov.br/principal/historico.htm
Gorni Electrobras - http://www.scribd.com/doc/13733225/GorniElectroBras2003
Miniaturas - http://www.delprado.com.br/loja/produtos

Um trem nos trilhos da cultura e do turismo

Aconteceu em Campinas-SP, de 16 a 18 do corrente mês, o VI Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais. Lá, o prazer de conhecer a experiência do trem turístico puxado por maria-fumaça, que percorre o trecho da Estação Anhumas, localizada naquele município, à cidade de Jaguariúna-SP, numa extensão de 24,5 quilômetros. Participantes da Secretaria de Cultura de Araguari ficaram impressionados com o empreendimento, que incentiva o turismo cultural e movimenta a economia de Jaguariúna, uma cidade do leste paulista com pouco mais de 35 mil habitantes.

Do passeio realizado no domingo (18), cerca de 700 pessoas viajaram em 14 carros (dizem por lá que o termo vagão só é empregado para denominar os veículos dos trens de carga) da composição ferroviária. Os passageiros eram de diversas cidades do País e, inclusive, do exterior. O ingresso (passagem) à viagem no trem custa R$ 50,00 para adultos e R$ 25,00 para crianças e pessoas da terceira idade, bem como aos portadores de necessidades especiais. Maquinistas, agentes de bordo, enfim a equipe de ferroviários que dirigem o trem, realizam o trabalho em regime de voluntariado.

Na Estação Anhumas, local de partida do trem encontra-se o Museu Dinâmico Viação Férrea Campinas - Jaguariúna, uma excelente opção de lazer cultural. O trem passa pelas estações de Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes, todas construídas em meados de 1920, até chegar em Jaguariúna. O tempo de viagem é de 3h30, entre ida e volta, oferecendo um cenário deslumbrante para aqueles que apreciam a natureza. Além da paisagem, os passageiros são levados por guias turísticos a conhecer a história desta antiga ferrovia, por onde escoava a produção de café do fim do século XIX e que foi recentemente restaurada.

No ponto final do passeio (são três aos domingos), na Estação de Jaguariúna, acontecem várias atividades, como shows artísticos, feira gastronômica, exposição de carros antigos e de artesanato regional, entre outras. Depois de quase uma hora e meia de viagem, na chegada a caravana é recebida com música, aplausos e por um grupo de recepcionistas da Secretaria de Turismo de Jaguariúna, integrados por jovens trajados com roupas típicas da região.
Entre outras atrações, um Elvis Presley couver soltando voz afinada numa caprichada "Love Me Tender", e o ator Carlos Miranda, do seriado "Vigilante Rodoviário", à sombra de uma barraca instalada perto dos carros antigos em exposição. Com a farda que o fez conhecido no Brasil inteiro através da televisão e do cinema e, ao lado de seu Simca Chambord, o agora tenente-coronel da reserva da Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo, onde ingressou depois que a série foi encerrada, dá autografos e faz poses fotográficas para turistas. Uma atração à parte para todas as idades, sem dúvida.

A Estação de Jaguariúna, em amplo espaço, oferece ao visitante uma estrutura completa para atender o turista, com bar, restaurante de boa qualidade, praça de alimentação, museu ferroviário e um setor de informações turísticas sobre a região, mantido pela prefeitura municipal.

"A experiência adquirida no Seminário e no trem turístico valeu, e muito", relata o colega jornalista Aloisio Nunes de Faria. "Deu para perceber e ter a certeza que é viável implantar o Trem Turístico de Araguari. A cidade tem potencial para tanto e como ficou demonstrado no Seminário, há vários caminhos para se conseguir financiamento junto ao governo federal e à iniciativa privada", lembra Aloísio.

"Voltamos do Seminário com muitas idéias e projetos na cabeça, que começarão a ser expostos e debatidos em setembro próximo, por ocasião da III Jornada do Patrimônio Ferroviário, evento a ser promovido pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), e, no ano que vem, no VII Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais, que, quase certo, acontecerá em Araguari em atendimento a convite feito pelo prefeito Marcos Coelho e levado ao Seminário pelo presidente da FAEC Leonardo Daher de Melo, às diretorias da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e ao Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), realizadoras e organizadoras do evento", conclui Aloísio.

Caravana - A visita ocorrida em 18/07/2010 à Estação Ferroviária de Campinas, foi feita pelo jornalista e blogueiro Aloisio Nunes de Faria, Alexandre Jairo Campos e Leonardo Daher de Melo, todos servidores da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), por ocasião do VI Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais, realizado na cidade de Campinas-SP, no período de 16 a 18 de julho de 2010.


(Do Portal de Araguari - o blog do Aloisio, em de julho de 2010)


Texto da Wikipedia:
A Estação Ferroviária de Campinas (também conhecida como Estação de Campinas ou Estação da Fepasa ou ainda Estação Cultura) é a antiga estação ferroviária da cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Inaugurada em 1872, foi tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade em 1982.

Serviu como estação ferroviária até 15 de março de 2001, época em que partiu o último trem de passageiros com destino a Araraquara. Desde de julho de 2003, com a desativação completa da RFFSA, passou a abrigar um centro cultural, administrado pela prefeitura. É considerada um dos pontos turísticos da cidade.