segunda-feira, 23 de agosto de 2010

28ª Festa Uai anima Poços de Caldas

De 26 a 29 de agosto, o município realiza a Festa Uai. Serão quatro dias totalmente voltados para os mais tradicionais costumes da cultura e culinária mineira. Diariamente, apresentações de grupos folclóricos, contadores de causos e shows sertanejos. Na programação, acontece ainda Festival de Música Raiz. A entrada é franca.

O recinto da Festa Uai traz como atração a típica fazendinha mineira, com casa do caboclo, animais, plantas, utensílios domésticos e de produção rural. Durante a festa é escolhida em concurso a "Flor Cabocla". Nos quatro dias de evento alternam-se em diversas apresentações os ternos de Congos e grupos de Caipós. Tem ainda muita brincadeira e diversão do tempo da vovó para a criançada.

A verdadeira e farta comida mineira é servida em dezenas de opções de pratos nas barracas das entidades assistenciais da cidade. Algumas receitas caseiras, habituais na mesa do povo mineiro são preparadas em fogão e forno à lenha. Pratos típicos como torresminho, feijão tropeiro, frango caipira, vaca atolada, tutu à mineira, pernil com biscoito etc., são os grandes atrativos da festa.

Este ano a novidade é a criação de uma praça de alimentação comum a todas as barracas. Não haverá espaço exclusivo para o atendimento e cada entidade manterá o próprio grupo de colaboradores para manter o serviço de mesas. As refeições e porções serão servidas em recipientes descartáveis.

 
(Fonte: site da Prefeitura de Poços de Caldas, em 11.08.2010 - Secretaria de Turismo e Cultura )

Nenhum comentário: