segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estado do Triângulo em discussão em Brasília

O vereador Tony Carlos, de Uberaba-MG, esteve esta semana em Brasília para buscar informações a respeito do andamento do projeto que cria o Estado do Triângulo. De acordo com o vereador, a situação está passando por impasse, em que a Constituição Federal alega que neste caso deve ser consultada toda região. Já a lei complementar (estadual) afirma que a consulta cabe ao estado. Diante desta situação, está nas mãos do Supremo Tribunal a definição.

A última ação neste sentido partiu do deputado federal Elismar Prado (PT-MG), que propôs a realização de um plebiscito em 66 municípios mineiros para decidir sobre a criação do Estado do Triângulo. Tony lembra ainda que projeto semelhante foi apresentado em 1991 pelo então deputado Zaire Rezende, de Uberlândia.

"Há cerca de 200 anos a causa do Triângulo vem sendo defendida, visto que a região é estrategicamente colocada e possui o maior potencial hidrelétrico do mundo, gerando 70% da energia da Região Sudeste, local de maior arrecadação do interior do Estado", afirma o vereador.

O "Estado do Triângulo", com 66 municípios, seria fruto do desmembramento da parte oeste de Minas Gerais e foi batizado com o nome da mesorregião do Triângulo Mineiro. Se criado, o novo estado terá uma área de 90.545 km². Em seu território morariam cerca de 2.176.060 habitantes, em torno de 11% da população do atual estado.



(De Geórgia Santos, do Jornal de Uberaba - em 22 de agosto de 2010)

Nenhum comentário: