quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pianista faz apresentação dedicada a Chopin em Uberlândia

O pianista gaúcho Alexandre Dossin é o convidado para a noite desta quarta-feira (15/09) no encerramento da edição 2010 do projeto “Concertos Para Uberlândia”, no Teatro Rondon Pacheco. A apresentação está dividida em duas partes. A primeira é dedicada as obras de Chopin, em comemoração aos 200 anos de nascimento do pianista e compositor polonês. “É um dos compositores mais populares de piano e adorado pelo público em geral. A gente não erra quando o coloca em concerto”, disse.

A segunda parte é composta por 20 prelúdios e uma Toccata do pianista russo Sergei Prokofiev, baseados no poema do também russo Konstantin Balmont. “Não tão famoso, Prokofiev é um outro estilo, mais contemporâneo, que eu quis colocar em contraste”, afirmou.

Em sua primeira apresentação em Uberlândia, Alexandre Dossin se diz feliz por contribuir com a divulgação da música clássica. “Eu fiquei feliz de ter sido convidado para esta série. Acredito que seja um evento cultural importante para a comunidade”. Dossin é vencedor do Primeiro Prêmio e Prêmio Especial no “Concurso Internacional de Piano Martha Argerich” e de concursos internacionais como o “Grand Prix Maria Callas”, em Atenas, “Mozart International Piano Competition” em Salzburg.

Entre uma música e outra o artista, que completou 40 anos na segunda-feira (13), deve conversar com o público. “Cada pessoa que está no concerto vai receber a comunicação da música de forma diferente, dependendo do estado que ela se encontra no dia. Isso é muito interessante”, disse.

Pianista desde os 5 anos de idade, Alexandre Dossin tem na música uma forma particular de falar com as pessoas. “A música é comunicação. Cada vez que eu toco algo em público estou falando algo de uma maneira muito especial. É uma linguagem universal, que não precisa ser traduzida e que vai diretamente na emoção das pessoas”, afirmou.

Presença do público jovem

Para Viviane Taliberti, diretora artística e proponente do “Concertos Para Uberlândia”, o balanço das cinco apresentações já feitas neste ano, o sétimo do projeto, é positivo principalmente pela troca entre artista e público. “Percebemos na plateia pessoas que acompanham o projeto desde o primeiro ano e outras que assistem pela primeira vez. Nossos convidados comentam sobre a grande participação do público jovem”, afirmou.

Além dos concertos, Taliberti realizou ainda a segunda edição do Concurso Nacional de Piano Luis Thomaszek - com candidatos de mais de dez estados brasileiros e um estrangeiro – e máster classes. “É importante mostrar que essas atrações são interessantes tanto para quem faz e gosta de música quanto para quem não faz música, mas gosta”, disse Taliberti.

PROGRAMAÇÃO
F. Chopin Balada op. 23
Noturno op. 9 nº 1
Scherzo op. 31
Polonaise op. 53
Intervalo
S. Prokofiev Visions Fugitives, op. 22
Toccata, op. 11

(Do jornal Correio de Uberlândia, por Marcelo Calfat, em 15/09/2010)

Nenhum comentário: