quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Uberabense receberá o Prêmio Balzan, dia 19 de novembro, em Roma

Matemático uberabense de renome internacional, Jacob Palis receberá o Prêmio Balzan no dia 19 de novembro, em Roma, por suas pesquisas e formação de pesquisadores. O anúncio foi feito no último dia 6 de setembro, na Itália, e marcou o reconhecimento a um dos maiores expoentes desta área. Na semana anterior, na mesma cidade, Palis receberá outra honraria: ingressar nos quadros da Accademia dei Lincei, a mais antiga Academia de Ciências ativa do mundo.

Nascido no dia 15 de março de 1940, ele foi para o Rio de Janeiro em 1956, graduando-se em Engenharia pela então Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ingressou em 1958. Ainda quando aluno, interessou-se por matemática e física para melhor entender os conceitos e fórmulas que lhe eram apresentadas em seu curso. Em agosto de 1964, iniciou seu programa de doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley, concluído em 1967, sob a orientação do consagrado matemático Stephen Smale.

Jacob Palis dedicou 42 anos de sua vida à matemática. Ele preside a Academia Brasileira de Ciências e a Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS). Também é conhecido como um dos maiores pesquisadores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. Ocupa desde 1973 o cargo de professor no Impa e foi diretor do instituto entre 1993 e 2003.

Palis também é coordenador do Instituto do Milênio (“Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira”) e membro estrangeiro da National Academy of Sciences (Academia de Ciências dos EUA) e da Académie des Sciences (Academia de Ciências da França).

Além da homenagem internacional, Jacob Palis, que no decorrer de sua trajetória como matemático tem contribuído para a expansão da grade curricular da matemática no Brasil, receberá um milhão de francos suíços, correspondente a R$ 1 milhão e 700 mil. Deste total, deverá aplicar metade em pesquisas científicas.

Reportagem do Jornal da Manhã o entrevistou por telefone para saber como foi a escolha feita pela Fundação Balzan, com sede em Milão e Zurique, que todo ano premia grandes pensadores de diversas áreas, como forma de reconhecer e estimular a pesquisa científica. Jacob Palis lembra que foi escolhido por sua contribuição à teoria de sistemas dinâmicos, campo de estudo matemático relacionado à teoria do caos, uma linha de pensamento dedicada a entender sistemas complexos e mutáveis.

Ele também informa que deseja aplicar a metade do dinheiro na sequência de um de seus principais trabalhos, o de formar novos e bons pesquisadores para aumentar o contingente desta área profissional brasileira. E, embora elogie a matemática brasileira em área avançada em pesquisa, critica duramente a disciplina aplicada nos ensinos fundamental e médio. Também destaca a importância da matemática em diferentes áreas profissionais e na construção do raciocínio lógico.

(Fonte: Jornal da Manhã, Uberaba-MG - http://www.jmonline.com.br/novo/

Nenhum comentário: