quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Localidades que são verdadeiros patrimônios culturais

Os anais históricos são patrimônios culturais, que devemos conhecer e defender como ideais superiores das nossas comunidades e das nossas regiões fisiográficas.
Vejo esse traço de relevância nas narrativas de Hildebrando de Araújo Pontes sobre a História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central. A feição simbólica aparece, também, no livro sobre o Sertão da Farinha Podre, de José Ferreira de Freitas.
O livro de Hildebrando Pontes foi publicado com o patrocínio da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e o estudo de José Ferreira foi mandado imprimir às expensas do próprio autor.
Tanto Hildebrando Pontes quanto José Ferreira analisaram aspectos significativos da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O saudoso Edson Prata, então presidente da ALTM, imprimiu NOTA PRÉVIA no livro de Hildebrando Pontes.
O espaço de uma crônica semanal é insuficiente para nele o articulista retratar a extensão e a profundidade de estudos e pesquisas. Por isto mesmo, peço desculpas aos inteligentes leitores, pela concisão da crônica de 28 de novembro de 2010 que da História de Uberaba.
Este Sertão do Desemboque e da Farinha Podre ficou celebrizado pela circunstância de centrar o triângulo formatado pelos rios Grande e Paranaíba, no caminho dos bandeirantes, rumo aos Estados de Goiás e do Mato Grosso. Este território pertenceu a Goiás e passou a ser mineiro criando a oportunidade de viajarmos no tempo - embarcados na carruagem da história.
Em 1816 o Triângulo Goiano passou a ser Mineiro à sombra de Paracatu do Príncipe, Desemboque (Sacramento), Araxá, São Pedro de Alcântara (Ibiá), Patrocínio, Rio Paranaíba, Patos de Minas, São Gotardo, Tiros, Uberaba, Nova Ponte, Araguari, Conquista, Conceição das Alagoas, Prata, Monte Alegre de Minas, Campina Verde, Uberaba, Uberlândia, Frutal, Ituiutaba, Planura, Romaria, Veríssimo, Comendador Gomes, Itapagipe e Abadia dos Dourados.
(Ilustração da Mesoregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - Wikipédia)

Com o passar dos anos outras povoações ganharam autonomia política e administrativa e se mantiveram incorporadas a esta Mesorregião, onde os separatistas persistentes defendem a criação do Estado do Triângulo.
Em 1871, no território no Estado de Goiás, nasceu o Seminário Santa Cruz e 25 anos depois a instituição formadora de sacerdotes foi trazida para Uberaba, com o nome de Seminário São José, que até hoje se mantém sob a égide da Arquidiocese. Pelo Seminário São José passou o escritor José Ferreira de Freitas, que me presenteou com exemplar autografado do Sertão da Farinha Podre - o caminho para Goyaz e Mato Grosso, publicado em 1999.
Do exposto é de se ver que os anais históricos são patrimônios culturais, que devemos contabilizar e preservar em todos os sistemas duradouros da nossa paisagem histórica.

(Fonte: Jornal de Uberaba http://www.jornaldeuberaba.com.br/, coluna Opinião, em 02.12.2010, por Adauto Francisco do Amaral, contabilista e advogado)

Nenhum comentário: