quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sete museus contam história de Uberaba

(Museu de História Natural Wilson Estevanovic - Foto: Jornal de Uberaba)


Apesar de sete museus e algumas galerias, Uberaba tem apenas cinco registrados no Cadastro Nacional de Museus. E o número de museus mostra preocupação em preservar e manter seu acervo histórico e cultural no município.

Os museus cadastrados são Museu de Arte Decorativa José Maria dos Reis (Mada); Museu de Arte Sacra; Museu dos Dinossauros e Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, em Peirópolis, Museu do Zebu, cujo nome cadastrado é Fundação Museu do Zebu Edilson Lamartine Mendes, e Museu Chico Xavier, cujo nome cadastrado é Casa de Memórias e Lembranças de Chico Xavier.

Arte Sacra – O Museu de Arte Sacra está instalado na Igreja Santa Rita, na praça Manoel Terra. A igreja foi construída em 1854 e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939. O acervo é rico em peças barrocas dos dois últimos séculos e possui diversificado número de peças doadas pela Cúria Metropolitana, como paramentos, estandartes de procissões, alfaias, imagens e mobiliário. A missão do museu, segundo o CNM, é preservar paramentos litúrgicos, imagens de devoção, objetos sacros, além de ser um centro irradiador e polarizador da cultura local e regional. O museu fica aberto de 2ª a 6ª, de 7h às 18h.

Arte Decorativa – O Museu de Arte Decorativa José Maria dos Reis (Mada) foi instalado em fazenda do ano de 1916. Seu acervo conta com uma biblioteca, móveis e porcelana inglesa da década de 20, além de expor obras de Reis Júnior, pinturas em tela (retratos da família). O museu também promove exposições temporárias de arte e de música mostrando diversos aspectos da cultura brasileira. O Mada fica na rua Maria de Lourdes Melo Cole, s/nº, com visitação de 2ª a 6ª, das 8h às 18h.

Chico Xavier – Outro espaço é o Museu Chico Xavier, que mantém intacta a residência do médium espírita, com todos os seus pertences. O museu fica na fica na rua Dom Pedro I, nº 165 - Parque das Américas e o horário de visitação é de 8 às 11h e 13 às 17h30, de 2ª a 6ª e aos sábados de 8h às 12h, com entrada gratuita. A missão no CNM é “preservar o espaço físico de Chico Xavier, constituir acervos documentais, bibliográficos relativos à trajetória de suas atividades, manter exposições e preservar a estrutura arquitetônica e as instalações funcionais dos aposentos de Chico Xavier”.

Zebu – Já o Museu do Zebu, no parque Fernando Costa, mostra com seu acervo a saga do gado Zebu no Brasil e no mundo a partir do fim do século XIX e seus aspectos culturais. Única do gênero no mundo, seu acervo é constituído por peças, fotos, livros e documentos, além de exposição permanente e mostras anuais temporárias. A missão no CNM é “preservar a cultura do zebu abrangendo o universo de irradiação cultural, técnica, científica e interação junto ao público através de programas e projetos”. A visitação pode ser feita de 2ª a 6ª, das 13h às 18h. Também atende em horários extras, através de prévio agendamento. O museu fica na praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110.

Dinossauros – O Museu dos Dinossauros, em Peirópolis, tem rico acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados. Conta ainda com painéis explicativos sobre a evolução da vida e dioramas que reconstituem os cenários da vida e dos animais e vegetais que habitaram a região de Uberaba há milhões de anos. Está instalado no prédio da antiga estação ferroviária de Peirópolis, construída em 1889, em estilo inglês. A missão do museu, no CNM, é “desenvolver pesquisas no campo da paleontologia e geologia no Triângulo Mineiro, proteger os jazigos fossilíferos e divulgar e proteger os achados da região”. O museu é aberto de 2ª a 6ª de 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados de 8h às 18h.

Museu da Capela – O Museu da Capela não está cadastrado no CNM. Particular, está instalado dentro da Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores e visitação é feita por agendamento, com hora marcada. O museu foi reformado recentemente e mostra a história das Irmãs Dominicanas, desde a origem da congregação, à chegada das irmãs, o trabalho no Brasil, com objetos e mobiliário antigo da escola, além de livros raros. Também tem a coleção particular, doada por uma dominicana, que é formada em Geografia. O Museu fica na praça Tomás Ulhoa e a visita pode ser agendada pelo telefone 3331-9937.

História Natural – Outro espaço particular é o Museu de História Natural Wilson Estevanovic, situado na Av. Uruguai, 557, que tem mostra voltada para a ciência natural, com peças de mais de 3 bilhões de anos. O museu, que também não está cadastrado, conta com o maior observatório Astronômico do Triângulo Mineiro, equipado com 18 telescópios profissionais de alta resolução; coleção de artefatos de grupos pré-históricos; mostra osteológica de animais silvestres, exóticos e humanos; representações artísticas de grupos, como africanos, indonésios, mongóis, mexicanos, marajoaras, maias e incas, máscaras morfológicas dos cangaceiros Lampião, Maria Bonita e bando; sarcófago, múmias, papiros e artefatos; grupo de rochas, meteoritos, pedras preciosas, semipreciosas, rochas e minerais, além de mostra sobre biodiversidade e de paleontologia. A visitação é de 3ª a domingo, de 13h30 às 17, e com horários especiais agendados, inclusive noturno.

(Do Jornal de Uberaba http://www.jornaldeuberaba.com.br/, coluna Cidade, em 16.12.2010)

Nenhum comentário: