sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pirâmide humana e fanfarras no aniversário de Araguari

A Pirâmide Humana sobre Moto, destacamento especial do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), é uma das atrações amanhã (28) em Araguari, durante as comemorações dos 122 anos do Município. O show acontecerá durante o tradicional desfile cívico e militar promovido pela prefeitura municipal.

O desfile será realizado na avenida Joaquim Anibal, entre a Praça do Rosário e a rua Bias Fortes. Terá início às 8h30, e contará, ainda, com a apresentação de 15 bandas e fanfarras vindas de diversas localidades de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, especialmente para homenagear Araguari. Sua organização está a cargo da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e das secretarias municipais de Educação e Gabinete.

A Pirâmide Humana

Esse tipo de atividade teve início no final da década de 60, idealizada pelo tenente Arantes. Caracterizava-se pela disposição de pessoal sobre uma motocicleta, formando uma "pirâmide humana". Era uma forma de lazer e distração para aqueles militares do Batalhão que residiam na Capital Federal. Com o decorrer do tempo, foi obtendo realce e incrementando as técnicas e procedimentos utilizados.

Em fevereiro de 1986, o Batalhão inscreve seu nome no Guinness Book, o "Livro dos Recordes", ao efetuar o deslocamento de uma "pirâmide" de 40 homens sobre uma moto. Menos de dez anos depois, a marca é superada, quando, em dezembro de 1995, uma motocicleta Harley Davidson, de 1200 cc, transporta 47 militares do BPEB, performance repetida em 1997. (Fonte: http://www.exercito.gov.br/)

(Publicado no Portal de Araguari, em 27.08.2010, por Aloisio Nunes de Faria)

Nenhum comentário: