segunda-feira, 5 de julho de 2010

Estrela do Sul, cidade onde nasceu meu avô

Breve História de Estrela do Sul

A cidade de Estrela do Sul foi fundada por João Leite da Silva Hortiz em 1722. Bandeirante que na viagem de São Paulo a Goiás, passando no local onde seria fundado o município, sentiu necessidade de descansar. O ponto escolhido foi as margens de um rio, onde colocaram suas bagagens enquanto descansavam, num ponto que ficou conhecido como "Bagagem", cujo nome serviu também ao pequeno vilarejo que se formou neste local, cujos moradores viviam do garimpo de diamantes, sendo esse o motivo que a vila também passou a ser conhecida como Bagagem Diamantina.

Em 2 de março de 1854 foi encontrado em enorme diamante pesando 254,5 quilates, que na Europa ficou conhecido como Diamante Estrela da América do Sul, ou Estrela do Continente Sulamericano. Esse fato fez, então, com que em 1856 a vila ganhasse autonomia municipal, passando depois, em 1861, a ser importante centro comercial, elevando-se à condição do povoado de vila para cidade, e em 1901 o nome mudou de Bagagem para Estrela do Sul”.

Estrela do Sul é hoje a cidade da região do Triângulo Mineiro com o maior número de casarões antigos em estilo colonial. A construção da igreja Matriz de Estrela do Sul foi iniciada em 1856 e concluída em 1848, sendo seu primeiro vigário o reverendíssimo Manuel Rodrigues da Paixão. Com espaço para comportar mil pessoas, essa primeira igreja veio a ser substituída pela atual, cuja obra foi iniciada em 1937, pelo padre Eloy, e terminada em 1940 pelo padre Júlio Rass - falecido em Dolearina no dia de todos os Santos, 28 de dezembro em 1940. Sendo devoto de Nossa Senhora, morreu no dia de sábado, tendo sido interrompido no quarto mistério Glorioso e sepultado dentro da Matriz, no dia 29 de dezembro.

Padroeira - A origem de nossa Senhora Mãe dos Homens é portuguesa, o que foi divulgado por um frade de São Francisco das Chagas em Xambregas, bairro de Lisboa. Do convento de Xambregas, após sua morte em 1758, saiu o irmão Lorenzo para as terras de Minas Gerais trazendo esta devoção. A paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de Estrela do Sul foi instituída em 4 de maio de 1854. Sob a jurisdição de Goiás, desde 1900, pertenceu à Arquidiocese de Uberaba e atualmente pertence à diocese de Uberlândia.

Igrejas - A Capela do Rosário foi corporificada em 1865 para comportar 400 pessoas no bairro de Joaquim Antônio, sendo sua obra terminada em 1870 para comportar 500 pessoas. A Capela de Nossa Senhora da Conceição da Bagaginha foi corporificada em 1901 por Simplício. Devido sua má construção, esta, apesar de nova, teve que ser reconstruída. A Capela da Gameleira foi corporificada em 1914 por Custódio Marques ,que por desentendimentos com o povo do lugar não a concluiu, deixando-a apenas coberta com telhas e cercada com palha, em espaço para 400 a 500 pessoas, concluída então pelo padre Julio Rass, que contam ter sido enterrado dentro da igreja da Matriz, após ter falecido na capela de Gameleira, hoje chamada Dolearina, nos tempos do Brasil colonial. A igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1854 por escravos em devoção a seus santos protetores. No mês de outubro realiza-se nessa igreja a tradicional festa em louvor a esses santos com a realização dos congados e moçambiques, por grupos que vêm de vários municípios para se apresentarem em Estrela do Sul.

(Fonte: Ache Tudo e Região http://www.achetudoeregiao.com/MG/estrela_do_sul/historia.htm)

Meu avô - Filho do pintor, fotógrafo e carpinteiro Orlando Garcia † , meu avô, Alberto Garcia, foi um carpinteiro famoso da primeira metade do século XX e nasceu em Estrela do Sul no dia 30 de julho de 1910, completando nesse ano de 2010, cem anos de idade, ou seja, um século de existência. Casou-se com minha avó, Enedina Gonçalves de Oliveira †, filha de Douradoquara, aos 17 anos de idade, vindo a ter onze filhos: Rubens † (seu grande companheiro de jornada), Ruth (minha mãe), Renê †, Remi †, Renato †, Rizete, Relva, Marísia, Maria Ângela, Marilda e Marli. Avô de 36 netos e exatos 50 bisnetos. Foi construtor de dezenas de casas, sedes de fazendas em vários estados, principalmente em Minas, Goiás e Tocantins, além de ter trabalhado na construção de Brasília. Pobre, porém de uma honestidade e dignidade inquebrantáveis, vive rodeado por todos da família e por amigos, sendo um contador de "causos" e um verdadeiro "rimador", que brinca com as palavras, rindo de tudo e de todos.

Nenhum comentário: