sexta-feira, 23 de julho de 2010

Curiosidades Geraes

Minas Gerais não é apenas um Estado do Brasil. Minas é um estado de coisas! Minas é um estado de espírito! Um jeito único, diferente do resto! Um jeito calado, prudente, cismado, desconfiado, mas que no fundo esconde a gente mais amiga, sincera e hospitaleira deste Brasil.

Gente que faz bem feito; que não dá ponto sem nó; que trabalha em silêncio; que não perde o trem e dorme no chão pra não cair da cama. Povo que se orgulha de sua História; que tem liberdade como lema (libertas quae sera tamen) e que ama sua terra - "As mil e uma Minas", conforme lembrou Guimarães Rosa.

Com uma superfície de 587.172 Km2 - pouco maior que a França - Minas Gerais se destaca entre os estados brasileiros como o mais extenso conjunto de terras elevadas do País, onde se destacam o Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó (2.897 m) e o Pico das Agulhas Negras, no Maciço do Itatiaia (2.797 m).

As incursões em seu território iniciaram-se no século 16 e tiveram como principal motivação a extração do ouro e das pedras preciosas, razão do nome do Estado. Rico em recursos naturais e paisagísticos, o território mineiro foi cenário de significativosacontecimentos históricos, como a Revolta de Vila Rica (1.720) e a Inconfidência Mineira (1.789), entre outros.

Minas Gerais cultiva com carinho os testemunhos desse passado, representado principalmente por suas cidades coloniais e igrejas barrocas, edificadas e ornadas pela genialidade de artistas como o Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Isso sem se descuidar do presente e do futuro, pois Minas é hoje um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, com sólida base industrial e agricultura variada e produtiva.

 
(Fonte: Portal Turminas - em curiosidades de Minas Gerais)

Nenhum comentário: