sexta-feira, 23 de julho de 2010

61 anos do mineiro Flávio Venturini

"Foi assim como ver o mar ...!" O cantor, músico e compositor mineiro Flávio Hugo Venturini , nascido em 23 de Julho de 1949 em Belo Horizonte, completa hoje 61 anos.

Compositor da MPB, pop, rock, rock progressivo, instrumentista, vocalista, teclado e pianista de primeira grandeza, já participou de bandas importantes como O Terço e 14 Bis. Revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros. Participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1987, quando saiu do grupo para seguir carreira solo, também com grande sucesso.

Hoje a Rádio Nacional Fm de Brasília prestrou ao compositor uma super homenagem em seu Momento Três, com a interpretação de Azul da Cor da Mar (de Tim Maia), Clube da Esquina N° 2 (Lô Borges) e Retiros Espirituais (Gilberto Gil).

Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nascente" (a canção que mais foi regravada, por artistas brasileiros e estrangeiros), "Nuvens", "Caçador de Mim", "Espanhola" (parceria com Guarabyra, da dupla Sá & Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e "Mais Uma Vez" (parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987 e que ganharia uma nova versão em 2003, apenas com a voz de Renato e incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas). Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, "Princesa", "Besame" e "Céu de Santo Amaro".

Ao Flávio Venturini, toda a nossa homenagem e um abraço de todos os mineiros e brasileiros amantes da linda música desse duende musical, que sagrou o piano e a voz em falsete através de suas românticas e poéticas melodias. Saudações mineiras, Flávio!

Visite a página oficial do Flávio Venturini: http://www.flavioventurini.com.br/.

2 comentários:

Nidia Telles disse...

Tentei mandar um e-mail para você, mas deu um erro e não sei se consegui.
Descobri seu blog na Internet e o estou seguindo. Também sou mineira (Santa Rita do Sapucaí - Sul de Minas) e tenho um blog onde tento resgatar "coisas" da minha terra e de Minas. Peço licença para utilizar seus textos nas minhas postagens.

Abraços mineiros

Nidia

Ricardowagner disse...

Nídia, é um prazer tê-la como seguidora, espero que o Blog Geraes seja útil e pode publicar à vontade, é nosso, de todos os mineiros. Irei segui-la também a partir de hoje, troquemos idéias e dados. Meu email: ricwrib@hotmail.com.