quinta-feira, 22 de abril de 2010

Araguarino, teólogo, músico e jornalista, mora nos EUA

Biografia do compositor Atilano Muradas

Atilano Muradas é bacharel em Teologia e Jornalismo. Além de atuar nestas áreas, é compositor, pastor, músico e escritor. Possui sete cds gravados, três livros publicados e artigos em periódicos nacionais e internacionais. É conferencista e escritor nas áreas de louvor, adoração, etnomusicologia, família e comunicação, conhecido por ser um dos incentivadores da música brasileira no culto. Atualmente, reside em Houston, Texas, EUA onde é pastor titular da Igreja Presbiteriana Brasileira de Houston.
Faz parte da equipe de colaboradores da Bíblia Brasileira de Estudos (Editora Hagnos). Seus livros publicados são: “Tocar violão é fácil” (Editora Betânia), “Decolando nas asas do louvor” (Editora Vida), “A Música Dentro e Fora da Igreja” (Editora Vida) – Prêmio Areté, em 2004, e seus cds lançados são Minha Geração, Brasileiros, Carta aos Levitas, Missões, O Brasil precisa de Deus, Canto Brasileiro e Trampolim.

Educado na Igreja Presbiteriana de Araguari, Minas Gerais, desde a tenra idade teve contato com a Bíblia Sagrada e seus ensinos. Antes mesmo de entrar na escola, aos seis anos, inclusive, foi alfabetizado pela mãe nos textos bíblicos e no hinário (livro com as letras dos hinos).

“Nos primeiros anos da escola, quando os professores pediam para escrever algum texto, eu usava as palavras que conhecia. Muitas delas eram usadas apenas nos textos bíblicos. Alguns professores nem sabiam aquelas palavras e diziam que estava errado, então, eu tinha que mostrar que existiam aquelas palavras na Bíblia”, conta Atilano.

Em geral, Atilano Muradas compõe sozinho suas músicas e letras, contudo, durante sua trajetória, ele teve parceiros isolados cujas canções ainda não foram lançadas. “Meu maior e quem considero meu único parceiro é Sebastião Lázaro Henriques. Fizemos 55 músicas juntos, mas nenhuma ainda foi lançada”, conta Atilano.

Parceria - Sebastião Lázaro Henriques que, hoje, é alto funcionário da Caixa Econômica Federal, no Brasil, é também exímio poeta e compositor. Suas letras e poesias são de uma originalidade sem precedentes. É possível ver em suas palavras, sobretudo, o eruditismo do período romântico e simbolista brasileiro, mas, também, um toque contemporâneo e sofisticado. Atilano e Sebastião formaram uma dupla de grande expressão entre os anos 1978 a 1983, na região do Triângulo Mineiro, mais precisamente em Araguari, cidade onde nasceram e deram seus primeiros passos artísticos, se estendendo para Uberlândia até Brasília e Goiânia. Ali participaram de muitos festivais de música, animaram muitas festas, fizeram muitos shows e encantaram muita gente.

A dupla desenvolveu um tipo de composição bem diferente, enfocando temas poéticos subjetivos altamente sofisticados e diferentes. “Não conheço ninguém na MPB que faça o estilo de música que fazemos”, diz Sebastião. Entretanto, quem ouve o repertório da dupla poderá constatar elementos dos compositores mais famosos da época (Vinícius, Chico Buarque, João Bosco, Milton Nascimento, Beto Guedes, Fagner, Francis Hime, etc), mas com a originalidade criada por Atilano e Sebastião.

Quis o destino, no entanto, que Atilano e Sebastião se separassem quando ambos tinham por volta dos 21 anos de idade. Atilano seguiu carreira militar e Sebastião seguiu carreira como bancário – o assunto, inclusive, foi tema de uma das derradeiras músicas que compuseram juntos. Exporadicamente, se encontraram para shows e, agora, em 2010, planejam lançar o primeiro CD da dupla.

Extraído do blog de Atilano Muradas

Nenhum comentário: