quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Programa Ler com Prazer promove acesso à leitura

O ano chega com novidades na Cultura. "Pretendemos promover um Concurso de Poesias, aumentar o número de Caixas Estantes, ampliar o acervo de livros e revistas, criar mais 10 Mini-bibliotecas e levar todos os projetos do Programa Ler com Prazer aos distritos da nossa cidade. Também adquirimos um ônibus novo e assim que estiver adaptado, poderemos colocá-lo em uso. Além disso, visamos entregar o acervo da biblioteca 100% informatizado e, por estas e outras razões, acredito que o número de usuários crescerá, oportunizando a promoção universo das letras, dos livros", explicou Rosa Maria Marra, assessora cultural da Secretaria Municipal de Cultura.
Ainda de acordo com a assessora cultural em breve mais um projeto vai fazer parte das iniciativas que compõem este programa da Secretaria de Cultura. "Chamado de 'Livros ao Vento', a atividade fará com que mais gente tenha acesso à literatura já que distribuiremos inicialmente dois mil livros pelos bairros da cidade, em locais como padarias, supermercados, hospitais e praças. Assim, as pessoas poderão ler o exemplar e deixá-lo em qualquer outro canto de Uberlândia, para que outros cidadãos possam conhecer um pouco mais da magia literária," contou.
Em 2009, mais de 82 mil pessoas tiveram acesso às atividades desenvolvidas pela Biblioteca Pública Municipal. Reunidas pelo Programa Ler com Prazer, que estabelece políticas e investimentos para fomentam a leitura e a difusão do livro, as ações foram marcadas pela descentralização dos serviços bibliotecários e pelo pleno acesso de toda a cidadania à produção literária global e local. Além do Ler com Prazer, outros programas são desenvolvidos pela Secretaria de Cultura e já fazem parte do calendário de projetos e atividades culturais da cidade. Os programas Cultura na Comunidade, Cidade da Música, Preservação e Proteção da Memória e da História Local, bem como a Transferência de Recursos de Subvenção e Apoio Logístico a eventos movimentaram Uberlândia.
(Artigo publicado no site da Secretaria de Cultura de Uberlândia em 05.01.2010)

Nenhum comentário: