quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ler com Prazer

Um ônibus adaptado, que realiza visitas quinzenais pelas regiões da cidade, com serviço de empréstimo de livros e leva informação, cultura, alegria, entretenimento e acesso à leitura aos moradores de Uberlândia. Esse é o projeto Ônibus Biblioteca que passou pelos bairros Laranjeiras, Nossa Senhora das Graças, Tocantins, Dona Zulmira, Planalto, Ipanema, Aclimação, Liberdade, Segismundo Pereira e contabilizou cerca de 21 mil empréstimos em 2009.
Além dele, o Projeto Carro Biblioteca, que visa aproximar os servidores do Centro Administrativo do ambiente literário e carrega centenas de exemplares em um veículo Kombi, emprestou mais de mil livros no ano passado.
O Projeto Caixa Estante também facilitou o acesso da população a qualquer tipo de literatura. Ao todo, são sete boxes espalhados pela cidade, recheados com 300 títulos (cada um), que podem ser colocados em instituições públicas ou privadas (como empresas e igrejas).
Só o Projeto Mini-Biblioteca implantou, desde 2006, 16 mini-bibliotecas na cidade, inclusive em Martinésia. Já a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek, atendeu cerca de 63 mil usuários e emprestou 25.642 exemplares. Além disso, a Biblioteca Central conseguiu informatizar 7.844 livros de seu acervo e a Biblioteca do Sesi Indústria do Conhecimento, que foi inaugurada dia 10 de maio, tem espaço próprio e atende a área norte do município, atendeu mais de dois mil usuários, realizou 421 empréstimos e ofereceu pesquisas online a 1.248 pessoas.
Em 2009, o Telecentro, que é um espaço equipado com 20 computadores interligados à internet via banda larga, proporcionou quase seis mil acessos à web e levou à comunidade, de forma gratuita 1.627 cursos de informática e profissionalizantes.
Ao longo do ano passado, 20 oficinas temáticas foram realizadas, contabilizando 363 participantes. Outras 7.211 pessoas participaram do Projeto Contação de Histórias, composto por atividades formativas.
Secom PMU
(Publicado no site farolcomunitario)

Nenhum comentário: