terça-feira, 26 de junho de 2012

Estudantes de Goiás percorrem locais do calvário dos irmãos Naves

(De: Aloisio Nunes de Faria, em 22 de junho de 2012)

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, realizou, no último sábado, 23/06, mais uma edição do roteiro histórico-cultural: “Irmãos Naves - uma experiência sensorial”. O evento aconteceu de manhã, com a participação dos alunos do curso de Direito da Faculdade Objetivo de Rio Verde-GO. Esta é a quarta visita que a instituição faz ao município de Araguari, a título de “trabalho de campo” escolar sobre o tema.
A comitiva visitou o Palácio dos Ferroviários, a Casa da Cultura “Abdala Mameri” e a antiga sede da Secretaria de Obras, à rua Cel. José Ferreira Alves. Nesse locais, que têm relação com o calvário dos irmãos Naves, os estudantes terão a oportunidade de contemplar fotografias e documentos relacionados ao tema, além de assistirem ao documentário “Irmãos Naves – Memória e Oralidade”, lançado recentemente por iniciativa da FAEC.

Trilhado na comovente história dos Naves, o roteiro já se tornou atividade permanente da FAEC, tendo sido executado pela primeira vez no ano de 2008, por iniciativa do Arquivo Histórico e Museu “Dr. Calil Porto” e da Divisão de Patrimônio Histórico.

(Foto: olhar-urbano.blogspot.com)
O caso dos Irmãos Naves - foi um acontecimento policial e jurídico ocorrido em Araguari na década de 1930, no qual dois irmãos - os Naves - foram presos e barbaramente torturados até confessarem a suposta culpa em um crime que não cometeram.

Nessa perspectiva, o roteiro propõe a realização de visitas técnicas aos lugares onde ocorreram os principais fatos desta história, como a Casa da Cultura, a antiga Secretaria de Obras etc., além de exposição fotográfica, exibição de vídeo, dentre outros. Enfim, atividades que imprimem uma verdadeira experiência sensorial e reflexiva sobre um dos maiores erros judiciários ocorridos no Brasil.

Em sua última edição, realizada durante os quatro sábados do mês de março, o evento contou com um público considerável, abrangendo alunos do ensino médio e superior, de Araguari e Uberlândia, que tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Vale ressaltar ainda que, devido a sua representatividade, o roteiro histórico-cultural fora incluído como atividade patrimonial da FAEC nos dossiês enviados ao IEPHA, nos anos de 2008, 2009 e 2010.
(Fonte: PORTAL DE ARAGUARI, o blog do Aloisio).

Nenhum comentário: