quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Locomotiva Nº 1 completa 100 anos e recebe nova iluminação

A Locomotiva Nº 1 completa seu 100° aniversário (também ano do centenário de meu avô materno, Alberto Garcia, natural de Estrela do Sul, mas morador de Araguari por mais de 80 anos). Para comemorar este marco histórico em nossa cidade, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura, através da Divisão de Patrimônio Histórico de Araguari, realizou a manutenção completa da iluminação que guarnece a locomotiva, melhorando seu visual noturno, além de garantir sua segurança.
A locomotiva está localizada na Praça dos Ferroviários e foi a primeira locomotiva da Estrada de Ferro Goiás - EFG (onde trabalharam meu avô paterno, José Ribeiro, maquinista, e meu pai, Eli Ribeiro, almoxarife da rede). A "Maria Fumaça", como é conhecida por todos, figura como um dos principais bens móveis ferroviários da cidade, diante de sua relação intima com o prédio da antiga Estação da EFG, hoje denominado de Palácio dos Ferroviários. A imponente máquina movida a vapor, funcionou por várias décadas prestando serviços para a EFG, gerando tração para os vagões que circulavam entre Araguari e o estado de Goiás.

Este exemplar ferroviário foi tombado pelo município em 2004, junto com mais 132 bens móveis das extintas ferrovias da cidade. Sua preservação é fundamental para que as futuras gerações tenham contato com nossa história. A ferrovia faz parte da identidade cultural dos araguarinos.

A Divisão de Patrimônio Histórico de Araguari solicita que a população ajude a cuidar deste precioso bem cultural móvel, pois a comunidade, vigiando, denunciando e cobrando é a principal protetora da cultura e da preservação dos elementos que compõem a sua história.

Quando crianças, eu meus irmãos iamos com meu pai até à Goiás. Enquanto brincávamos na locomotiva, ficávamos contemplando sua beleza e "viajando" no tempo.
(Ricardo Wagner Ribeiro - sobre texto de Alexandre J. Campos publicado no Portal de Araguari por Aloisio Nunes de Faria, em 26 de agosto de 2010)

Nenhum comentário: