Cidade revela grande potencial econômico, investe em infraestrutura, consolida-se no ensino superior e ganha projeção nacional
No próximo dia 28 de agosto Araguari completa 122 anos de emancipação política, com autoestima elevada, podendo comemorar as grandes conquistas que vem acumulando, deixando para trás tempos difíceis, de mínimas oportunidades, para avançar ainda mais na sua pujança econômica, que colhe citações na grande imprensa especializada e ultrapassa fronteiras para colher os frutos do seu trabalho até no exterior, permitindo que nossa gente se refira a Araguari com orgulho e galhardia.
Multiplicam-se as empresas locais que transpõem fronteiras, expandindo negócios e instalando-se em outros Estados e Municípios, como Expresso Novato, Encomendas Araguari, TDI Máquinas, Arroz Vasconcelos etc. Noutra vertente, empresas originárias de outras regiões do País chegam a Araguari para trabalhar e produzir riquezas, confiando no potencial de nossa cidade, como Bungee, ADM, Totalfrios, Mitsui, Magazine Luíza, Casas Bahia, Eletroson, Eletro Zema, Supermercado Bretas etc. Empresas de Araguari ganham destaque nas exportações do Brasil, como no caso do Frigorífico Mataboi S/A e da Selecta.
Araguari forma sua primeira turma de médicos, através da UNIPAC, plantando definitivamente o nome da cidade no ensino superior, que se encontra em franca expansão, iniciando novos cursos superiores, ampliando instalações, laboratórios, anunciando futuro de largo saber, de excelência cultural e tecnológica, com centro de pesquisa, biblioteca, população bem formada, enfim, desfrutando da presença do mundo acadêmico.
A cidade experimenta forte expansão urbana, com correspondente avanço de sua infra-estrutura, tudo a exigir vultosos investimentos do Poder Público, que tem respondido à altura as exigências do progresso, ainda que prementes, com muito por fazer, herança de passado recente em que faltou melhor gestão e mesmo maior honorabilidade.
Hoje o Município desfruta de suficiente harmonia entre seus poderes, com Legislativo forte, mas bem conduzido, contido nas suas atribuições constitucionais, sem opor queda-de-braço ao Executivo à troca de interesses menores, o que não é de todo incomum País afora. Da mesma forma, o Executivo encontra-se imune às tentações que levam muitos gestores às barras dos tribunais, retirando de suas comunidades as condições políticas para maior desenvolvimento.
(Publicado no Jornal Correio de Araguari em 26.08.2010)
Empresa Correio de Araguari Ltda.
Rua Bias Fortes, 510 - Centro - CEP 38440-008
Araguari - MG - Fone: (034) 3241-9835
Redação e Administração
Diretor Responsável: Astério Sousa Mota
Jornalista Responsável: Giseli Costa - MG 08550 JP
Editor Gráfico e Diagramador: Liniker de Sousa Andrade
Repórteres e redatores:
Ana Paula Alves, Gerson de Oliveira, Giseli Costa, Joaquim Farias de Godoi, Limírio Martins Parreira, Lorena Bruno e Lucas Thiago. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário