terça-feira, 27 de julho de 2010

Pedra Bonita mineira já pertenceu a Abre Campo

Pedra Bonita é um município localizado na Zona da Mata mineira, criado pela lei nº 12.030 de 21 de dezembro de 1995. Confronta com os municípios da cidade-mãe, Abre Campo, Matipó, Santa Margarida, Orizânia, Fervedouro, Araponga e Sericita.

Antes era um lugar de mata virgem, e com a chegada do Major José Luiz da Silva Viana, sua família e escravos, conseguiu formar uma grande fazenda, a qual deu o nome de São José. Mais tarde, já existia um pequeno povoado ao qual deu o nome de São José dos Quatis, por haver na mata muitos quatis.

Posteriormente, elevada à categoria de distrito, o nome do povoado passou a ser Pedra Bonita, simbolizando uma pedra rara, de 1.437 m a nível do mar, destacada pela altura entre outras da região. Pedra Bonita passou à categoria de distrito há mais de 100 anos, tendo pertencido ao município de Ponte Nova, antiga comarca de Rio Turvo.

Em 27 de julho de 1889 passou a pertencer a Abre Campo, município com pouco mais de 13 mil habitantes, fundado em 1892 e emancipado em 1995. A economia do município gira em torno da agropecuária e tem com atual prefeito Trovão Vitor de Oliveira, cuja gestão está prevista até 2012.

Saiba mais sobre Pedra Bonita. Clique aqui: http://www.pedrabonita.mg.gov.br/cidade/historia.html


(Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário: