segunda-feira, 30 de abril de 2012

Araguari comemora Dia dos Ferroviários com lançamento de livro histórico

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) realiza na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, uma confraternização entre ferroviários aposentados e seus familiares para comemorar o dia dedicado a eles: 30 de abril. O evento acontecerá às 17h, na antiga estação de passageiros da Estrada de Ferro Goiás, hoje Palácio dos Ferroviários, sede do governo municipal.

Na mesma ocasião, será lançado o livro “A Ferrovia em Araguari”, obra de referência escrita pelas servidoras municipais Juscélia Abadia Peixoto e Aparecida da Glória Campos Vieira, ambas historiadoras do Arquivo Histórico Municipal e Museu Dr. Calil Porto, departamentos integrados à estrutura administrativa da FAEC.

Capa do Livro (Foto: FAEC)

O livro revela a importância dos ferroviários para o desenvolvimento de Araguari através de fotos e textos que relembram a fase dourada da ferrovia. A ideia inicial de editar a obra se deu em meados da década de 1990, quando começaram a ser publicados, em jornais e revistas locais, artigos sobre a ferrovia, todos escritos a partir de pesquisas feitas pelo Arquivo Histórico.

A intenção da FAEC é de que o livro seja doado para os participantes do evento assim como para instituições de ensino e bibliotecas da cidade.

(Por Aloisio Nunes de Faria, do Jornal de Araguari, em 27 de abril de 2012 | 18:32)

Nenhum comentário: