segunda-feira, 12 de julho de 2010

Parlamentar mineiro discutiu projeto ‘Jovem Cousteau’ em Paris

Dando sequencia à parceria já firmada entre a Fundação Cousteau e Estado de Minas, será implantado, através dessa instituição e o Unesco-Hidroex, o Programa Jovem Cousteau. A novidade tem o intuito de apresentar aos universitários brasileiros a importância de prevalecer a conscientização e o engajamento da juventude brasileira na luta pelo meio ambiente. O projeto será levado ao Estado e adaptado também para o Triângulo Mineiro.

O programa foi apresentado ao deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB) em um encontro realizado em Paris, na sede da Fundação Cousteau, cuja proposta será explanada no Centro Estudantil Universitário (Ceunir), entidade de Belo Horizonte que congrega cerca de 170 mil universitários. O intuito é que o Programa Jovem Cousteau comece por Belo Horizonte, para depois ser estendido a todo o Brasil.

A proposta de um programa usando a história e o exemplo do comandante Jacques-Yves Cousteau como inspiração para as gerações futuras nasceu durante a recente visita ao Brasil de sua viúva, Francine, para acompanhar as obras do Hidroex e participar do lançamento da parceria da Fundação Cousteau com o Hidroex e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, de Uberaba.

Sobre o Programa Jovem Cousteau, ficou acertado que o Hidroex vai cuidar, agora, de elaborar o modelo pedagógico, submetê-lo à Fundação Cousteau e discutir a proposta com o Ceunir e o movimento universitário. O filho de Jacques Cousteau, Pierre-Yves Cousteau, que trabalha com a ideia, se comprometeu a visitar o Brasil para o lançamento do programa, o que deve acontecer ainda este ano.

"Estamos certos de que, muito em breve, estaremos comemorando o sucesso do Programa Jovem Cousteau", afirma o deputado Nárcio Rodrigues, anunciando que o programa é uma das marcas da comemoração, que começou em junho, do centenário de Cousteau.

O projeto com certeza também será realizado em Uberaba, visto que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro são parceiros no projeto junto com a Fundação Cousteau. O objetivo é fazer com que os universitários da cidade também desenvolvam ações voltas para conscientização dos problemas com o meio ambiente.

(Fonte: Jornal de Uberaba em 10/07/2010)

Nenhum comentário: