quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Festas e rituais populares de Minas

Nas festas populares de Minas tudo pode acontecer em nome da descontração e lazer. Algumas são encontros sociais - como os do habitante ausente -, encontros comunitários e comemorativos - como as festas da colheita. Nessas festas, cada comunidade exalta sua memória histórica, seus valores, suas características e usa modos peculiares de se manifestar e de receber os visitantes.

Barbacena, por exemplo, realiza a Festa das Rosas; Ibertioga, o Festival do Carro de Boi; Alpercata, a Festa do Quiabo; Sabará, o Festival da Jabuticaba; em Ouro Preto, Mariana, Ritápolis, São João del Rei e Diamantina, o Carnaval difere com seus blocos típicos regionais Também em Pirapora, o Carnaval correu fama pelo Brasil. Em Patos de Minas, acontece a Festa do Milho; em Uberaba é realizada anualmente a festa do Zebu, na exposição internacional do gado Zebu.

Os calendários de eventos de Minas ainda incluem entre suas festas populares as feiras de artesanato e culinária típica, festas da Cumeeira (quando se termina de construir a casa), festivais de música e exposições agropecuárias. Os aspectos mais exóticos dos festejos abordam com propriedade a sua origem, ou seja, o processo histórico da região e o aspecto devocional ao santo que a inspirou.

Não há festas folclóricas e sim manifestações folclóricas. Por exemplo, não existe a festa de Folia de Reis e sim a Festa dos Santos Reis, durante a qual a Folia de Reis é uma manifestação folclórica. Não existe a festa de Congado, mas sim a Festa de Nossa Senhora do Rosário ou a de São Benedito, durante as quais as Guardas de Congado, autênticas manifestações folclóricas, têm constante atuação.

As festas e rituais religiosos do Candomblé e da Umbanda, por discriminação, preconceito, ou até por ignorância, são consideradas pelos expectadores simples manifestações folclóricas. Na verdade, são festas com rituais ensinados por essas religiões de origem negra e que são tão importantes quanto às realizadas pela Igreja Católica ou por outras filosofias orientais.

Em Ritápolis

Em Ritápolis, a tão conhecida festa do dia 22 de maio se refere ao dia de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Essa festividade é conhecida em diferentes estados e comemorada também nas regiões. Antigamente, no momento da preparação, as mães mandavam fazer roupas novas, levar a família à igreja para novenas e missas até o esperado dia 22 de maio, com a presença de barraquinhas, muitas guloseimas, a igreja e as ruas enfeitadas pela população, visitas de pessoas de fora da cidade, parentes de longe que não deixavam de participar.

(Fonte: Ritápolis.com, por Uillas Vieira em Festas Mineiras - http://www.ritapolis.com/)

Um comentário:

Lara Marchese Winfield disse...

Obrigada, seu blog me ajudou em uma pesquisa para a escola! Eu mesma (não só pelo trabalho) gostei muito e fiquei interessada nessas festas e tal...
Vou para Minas ano que vem, eu acho...