segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cidade mineira de Pains é sede de museu arqueológico

Inaugurado no dia 10 de março de 2010 em Pains-MG, o Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC), reúne achados arqueológicos encontrados em oito municípios da região: Pains, Arcos, Formiga, Córrego Fundo, Pimenta, Piumhi, Doresópolis e Iguatama.

Contemplada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) por meio de recursos do Edital Mais Museus (edição 2008) a instituição tem o apoio de cientistas e da Prefeitura Municipal de Pains. O MAC guarda um acervo arqueológico pré-histórico reunido em mais de dez anos de pesquisas.

Nele estão expostos artefatos arqueológicos que ajudam a contar a história da ocupação humana regional, que remonta há 12 milênios. Objetos como mapas, fotos, além de imagens de cavernas da região do Alto São Francisco. Tais vestígios e artefatos desempenharam grande papel econômico e cultural até aproximadamente 500 anos atrás e é a partir deles que podemos escrever uma história indígena ainda pouquíssimo conhecida.

Com paisagem dominada pela grande presença de maciços calcários, cavernas e abrigos naturais, a região conhecida como Carste do Alto São Francisco reúne condições bastante favoráveis para a preservação de vestígios de culturas pretéritas. O termo carste denomina fenômenos de dissolução que ocorrem nas rochas calcárias e que dá origem a cavernas, grutas, estalactites, estalagmites, etc.

O museu fica em um casarão do século XIX, restaurado e adaptado para receber o acervo, localizado na Rod. MG-439, nº 1.000, Pains-MG. O MAC está aberto ao público desde o dia 10 de abril, de quarta a domingo, das 14h às 18h. Informações: (37) 3323-5112.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC, em 13.04.2010)

Nenhum comentário: