quinta-feira, 6 de maio de 2010

A importância de Araguari na história de Brasília

Os 50 anos da fundação de Brasília, capital do país foram celebrados em abril e continuam com ampla programação. A Gazeta do Triângulo, de Araguari, apresentou um encarte especial, onde reflete a visão dos araguarinos sobre a nova perspectiva de estarmos a pouco mais de 400 km da capital federal. As lentes do fotógrafo araguarino Geraldo Vieira, eternizaram as imagens do surgimento da cidade que se tornaria modelo de arquitetura.
Iniciava-se o desbravamento do cerrado do Planalto Central. Junto a máquinas e acampamentos, centenas de araguarinos invadiram as ruas poeirentas, ocupando espaços, trazendo mão- de-obra para a nova capital que surgia no terreno considerado inóspito naquela época. Uma figura se reveste de importância. Não que ele seja araguarino, mas de certa forma, está inserido na história de Araguari e Brasília. Odilon Santos fundou a Viação Araguarina. Vindo de Uberlândia instalou aqui sua empresa de ônibus. Explorou o transporte de passageiros e fazia a ligação rodoviária com muitas cidades de Goiás.
Testemunhas afirmam que a primeira viagem de Kubistchek ao Planalto Central, para conhecer a área onde seria erguida a capital federal, foi feita numa jardineira de Odilon Santos, que se aproximou muito do presidente, e num futuro não distante o ajudaria oferecendo várias concessões, numa região totalmente inexplorada. Tanto é que o primeiro interurbano circulou em janeiro de 1957, entre Goiânia e Brasília, pela Viação Araguarina.

Ronaldo César Borges - Gazeta do Triângulo colunadrops@yahoo.com.br

Nenhum comentário: